Do­ces sen­sa­tos

Folha de S.Paulo - Saopaulo - - Volta&mesa -

Ti­nha vi­a­ja­do por qua­se um ano. Quan­do pa­rei de mo­rar em ae­ro­por­tos, num pas­seio pe­la Vi­la Ma­da­le­na, fui à li­vra­ria ver as no­vi­da­des. Na saí­da, vi uma por­ti­nha sim­pá­ti­ca pa­ra um ca­fé. Es­tra­nhei a austeridade da vi­tri­ne, na­da da pi­ro­tec­nia co­mum por aqui. Há, por aí, tor­tas que de­sa­fi­am a gra­vi­da­de: qu­an­to mais al­tas, mais chan­ti­li, mais in­gre­di­en­tes, me­lhor se­rão.

As com que me de­pa­rei eram bai­xas, sim­ples, com no­mes ex­pli­ca­ti­vos: amo­ra com cho­co­la­te, da­mas­co, ma­çã, pe­ra. A úni­ca que se per­mi­tia al­gum ex­tra­va­sa­men­to se cha­ma­va Ex­plo­são de Cho­co­la­te, um blo­co com­pac­to de cho­co­la­te cre­mo­so mais pa­ra o amar­go —pa­re­cia tu­do, me­nos al­go ex­plo­si­vo.

Quan­do co­mi as fa­ti­as em ca­sa, me en­can­tei. Era uma do­ça­ria ma­ra­vi­lho­sa, em que as coi­sas ti­nham sa­bor do que eram.

Lem­brei da de­cep­ção de tu­ris­tas em Vi­e­na, na Áus­tria, ao co­mer a sa­cher­tor­te no ho­tel Sa­cher. É um bo­lo com uma fai­xa de geleia de da­mas­co no re­cheio e uma co­ber­tu­ra de cho­co­la­te. Só is­so. É boa, mas tem gos­to do sé­cu­lo 19, lon­ge do que o vi­si­tan­te es­pe­ra, acos­tu­ma­do à con­fei­ta­ria de gran­des efei­tos.

De­pois de tu­do, sou­be que ti­nha es­ta­do na con­fei­ta­ria de Ma­ri­lia Zyl­bersz­tajn. Pla­ne­jo escrever, faz tem­po, so­bre seus do­ces sen­sa­tos, que dei­xam os in­gre­di­en­tes fa­lar. Co­mo as tor­tas vi­e­nen­ses, as de Ma­ri­lia pe­dem a aten­ção pa­ra a com­ple­xa nu­an­ce da sim­pli­ci­da­de. O im­por­tan­te es­tá no sa­bor da­que­la austeridade e não no em­pi­lha­men­to de coi­sas.

São tor­tas pa­ra qu­em gos­ta de vi­nho, não dominam o pa­la­dar co­mo a do­ça­ria de vo­lu­mes de açú­car. Por­tu­guês na ori­gem, não re­sis­to a ovos mo­les. Sou o que os in­gle­ses cha­mam de “swe­et to­oth”, o for­mi­gão. Mas es­sa fi­ne­za, de do­ces ex­pres­si­vos sem qui­los de açú­car, traz o pra­zer pon­tu­al: não fal­ta nem so­bra na­da.

Tor­tas Ex­plo­são de Cho­co­la­te, de ma­çã da Bre­ta­nha e Ro­meu e Ju­li­e­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.