Exe­cu­ti­vo ci­tou 15 in­ves­ti­ga­dos na Ope­ra­ção La­va Jato

Po­lí­cia só en­con­trou tro­cas de men­sa­gens di­re­tas do ex-che­fe da OAS com 4 de­les, in­clu­si­ve Edu­ar­do Cu­nha

Folha De S.Paulo - - Poder -

Men­sa­gens tra­tam de ne­go­ci­a­ção pa­ra en­con­tros, lobby so­bre te­mas do Con­gres­so e pe­di­dos de do­a­ção

Um relatório da Po­lí­cia Fe­de­ral so­bre men­sa­gens de ce­lu­lar en­con­tra­das em apa­re­lhos do ex-pre­si­den­te da OAS Léo Pi­nhei­ro apon­ta que o em­pre­sá­rio con­ta­tou ou ci­tou 15 in­ves­ti­ga­dos no STF por sus­pei­ta de par­ti­ci­pa­ção em cor­rup­ção na Pe­tro­bras.

Pi­nhei­ro já foi con­de­na­do a 16 anos de pri­são na Ope­ra­ção La­va Jato pe­lo juiz Ser­gio Mo­ro, de Cu­ri­ti­ba.

Des­ses 15, só há tro­cas di­re­tas de men­sa­gens com o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ), o mi­nis­tro Edi­nho Sil­va (Co­mu­ni­ca­ção So­ci­al) e os se­na­do­res Lind­bergh Fa­ri­as (PT-RJ) e Ci­ro Nogueira (PP-PI) —no ca­so des­ses dois úl­ti­mos, pa­ra mar­car en­con­tros.

Além de­les, en­tres os po­lí­ti­cos al­vos do Su­pre­mo que apa­re­cem no relatório es­tão o pre­si­den­te do Se­na­do, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL), e os se­na­do­res Edison Lo­bão (PMDB-MA), Glei­si Hoff­mann (PT-PR), Fer­nan­do Be­zer­ra (PSB-PE), Ro­me­ro Ju­cá (PMDB-RR), Fer­nan­do Col­lor de Mello (PTB-AL), Del­cí­dio do Ama­ral (PT-MS) e Hum­ber­to Cos­ta (PT-PE), além dos de­pu­ta­dos Agui­nal­do Ri­bei­ro (PP-PB) e Jo­sé Men­tor (PT-SP).

A Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca ain­da ana­li­sa as con­ver­sas pa­ra sa­ber se há in­dí­ci­os de cri­mes e se vai pe­dir no­vas in­ves­ti­ga­ções. As men­sa­gens mos­tram ne­go­ci­a­ções pa­ra en­con­tros, lobby so­bre te­mas em de­ba­te no Con­gres­so Na­ci­o­nal e pe­di­dos de do­a­ção ao em­pre­sá­rio ou fa­vo­res.

Na par­te so­bre o se­na­dor Edison Lo­bão, ex-mi­nis­tro de Mi­nas e Ener­gia, há uma men­sa­gem de Léo Pi­nhei­ro co­men­tan­do de­ci­são da ex­pre­si­den­te da Pe­tro­bras Gra­ça Fos­ter de co­me­çar a li­ci­tar uma re­fi­na­ria, a Pre­mium 2.

Ou­tra men­sa­gem mos­tra que uma pes­soa iden­ti­fi­ca­da co­mo Le­na diz que Ju­lio Ca­mar­go, que se tor­nou de­la­tor da La­va Jato e ad­mi­tiu ter pa­go pro­pi­na, con­vi­dou pa­ra uma reu­nião com o “pes­so­al do Ma­ra­nhão” pa­ra dis­cu­tir a re­fi­na­ria. A PF vê pos­si­bi­li­da­de de que se­ja uma re­fe­rên­cia ao en­tão mi­nis­tro.

O se­na­dor Hum­ber­to Cos­ta é ci­ta­do por um fun­ci­o­ná­rio de Pi­nhei­ro, re­la­tan­do que ele li­gou pa­ra agra­de­cer apoio em sua elei­ção.

Em re­la­ção ao pre­si­den­te do PP, se­na­dor Ci­ro Nogueira, há co­men­tá­ri­os de que ele se­ria um bom in­ter­lo­cu­tor pa­ra dis­cu­tir ques­tões da OAS e tro­cas de men­sa­gens di­re­tas pa­ra com­bi­nar en­con­tros.

Em um dos tor­pe­dos, exe­cu­ti­vos da OAS fa­lam que pre­ci­sam tra­tar com o se­na­dor so­bre CBTU, su­bor­di­na­do ao Mi­nis­té­rio das Ci­da­des, à épo­ca área de in­fluên­cia do PP. Di­zem ain­da que ou­vi­ram de Ci­ro que ha­via uma do­a­ção pen­den­te pa­ra ele. Se­gun­do as men­sa­gens, Agui­nal­do Ri­bei­ro, ex-mi­nis­tro das Ci­da­des, tam­bém te­ria par­ti­ci­pa­do de uma reu­nião com Ci­ro e re­pre­sen­tan­te da OAS.

O ma­te­ri­al ela­bo­ra­do pe­la PF re­ve­la ain­da ci­ta­ções a pe­lo me­nos dez po­lí­ti­cos que não­são­al­vo­deinqué­ri­to­no Su­pre­mo. É o ca­so do mi­nis­tro da Ca­sa Ci­vil, Ja­ques Wag­ner, que não é in­ves­ti­ga­do pe­la Ope­ra­ção La­va Jato. TI­A­GO CE­DRAZ Co­mo mos­trou o jor­nal “O Glo­bo” nes­ta quin­ta (21), o ad­vo­ga­do Ti­a­go Ce­draz, fi­lho do pre­si­den­te do TCU, Arol­do Ce­draz, tam­bém cons­ta do relatório. As men­sa­gens in­di­cam que a OAS bus­cou in­fluên­cia de Ti­a­go jun­to ao TCU na con­ces­são de ae­ro­por­tos.

> Léo:

> Nogueira: > Léo: > Nogueira:

> Léo:

Men­ci­o­na­dos em diá­lo­gos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.