Folha de S.Paulo

Nadores e remadores russos estão fora da Olimpíada

Federações anunciaram cortes nesta segunda; entre os atletas está Iulia Efimova, campeã mundial dos 100 m peito

-

A Fina (Federação Internacio­nal de Natação) e a Fisa (Federação Internacio­nal de Sociedades de Remo) anunciaram nesta segunda (25) cortes na equipe olímpica russa.

A decisão ocorreu após Comitê Olímpico Internacio­nal (COI) delegar às federações internacio­nais a decisão sobre a participaç­ão dos atletas do país, que foi denunciado por doping pela Wada (Agência Mundial Antidoping).

Da natação, sete atletas tiveram a inscrição cancelada: Iulia Efimova (bronze em Londres-2012 e atual campeã mundial dos 100 m peito), Mikhail Dovgaliuk, Natalia Lovtcova e Anastasia Krapivin, por já terem sido suspensos anteriorme­nte por doping; e Nikita Lobintsev, Vladimir Morozov e Daria Ustinova, por estarem ligados ao esquema relatado pela Wada.

Em nota, a Fina declarou que tomou a medida para “proteger a integridad­e do esporte e os atletas limpos”.

Nesta segunda, a Folha tentou contato com a delegação russa de natação, mas o coordenado­r da equipe, Sergei Jilkin Junior, preferiu não se pronunciar.

Já entre os remadores os nomes cortados até agora são Ivan Balandin, Ivan Podshivalo­v e Anastasia Karabelshc­hikova. Segundo a Fisa, a lista pode aumentar em breve. Com informaçõe­s das agências de notícias.

 ?? Martin Bureau - 9.ago.2015/AFP ?? Iulia Efimova, uma das atletas vetadas para os Jogos do Rio
Martin Bureau - 9.ago.2015/AFP Iulia Efimova, uma das atletas vetadas para os Jogos do Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil