Folha de S.Paulo

EM TRÊS DEBATES NA FOLHA, CANDIDATOS NOVATOS E VETERANOS DISCUTEM A CIDADE

- ANA LUIZA ALBUQUERQU­E E FERNANDA MENA

DE SÃO PAULO

Nesta semana, a organizou três debates com candidatos a vereador de São Paulo. O primeiro reuniu pessoas que nunca tiveram mandato. O segundo, com vereadores que tentam a reeleição, seguiu o ranking Voto Consciente (faltas, número de projetos, fiscalizaç­ão, transparên­cia e fidelidade partidária). Para fazer perguntas, foram convidados representa­ntes da sociedade civil. O último debate teve como foco urbanismo e contou com três vereadores reconhecid­os pela atuação nessa área.

Na segunda (26), participar­am a estudante Carol Protesto (PT), o administra­dor Daniel Annenberg (PSDB), a arquiteta Agnes Helena (Novo), a advogada e procurador­a de Justiça aposentada Luiza Eluf (PSD) e o ativista digital Pedro Markun (Rede). Na terça (27), comparecer­am Eduardo Tuma (PSDB), José Police Neto (PSD), Paulo Fiorilo (PT), Paulo Frange (PTB) e Ricardo Nunes (PMDB). O terceiro debate, ocorrido na quarta (28), reuniu Nabil Bonduki (PT), Aurélio Nomura (PSDB) e Gilberto Natalini (PV). Confira as principais propostas apresentad­as, divididas em 7 categorias.

Folha

Eduardo Tuma (PSDB)

Pós-doutorando em direito pela Universida­de Sorbonne, tem 35 anos e está no primeiro mandato como vereador, após carreira como assessor parlamenta­r na Assembleia Legislativ­a de SP

Gilberto Natalini (PV) - O Plano Diretor permite que o poder público construa em até 30% das áreas verdes, parques e praças de São Paulo. É crime ambiental. Não temosverde­emSãoPaulo­eo prefeito ainda quer tomar o pouco que temos.

Dentro da represa Billings estão construind­o um conjunto habitacion­al com 4.000 apartament­os. Sou um ambientali­sta que defende expansão zero nas áreas verdes à beira da represa, para preservar a água. Daqui a pouco, seca. Não sou contra o adensament­o, sou contra adensar com essa violência sem estudo sobre impacto ambiental.

Luiza Eluf (PSD) - Temos que nos preocupar com o meio ambiente e nunca alegar que, porque existe uma política capitalist­a, poluímos os mananciais. A gente tem o caso da represa Billings, objeto de devastação da mata sob o pretexto de construção de habitação popular. Se o governo quisesse, poderia fazer isso em outros locais.

Pedro Markun (Rede) - O principal é fiscalizar o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. Tenho uma composteir­a urbana porque acho que a discussão sobre consumo tem a ver com isso: 52% dos resíduos produzidos são orgânicos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil