Folha de S.Paulo

Acionista do Itaú deixará comando da Santa Casa

Após atenuar crise, José Luiz Setúbal desiste de reeleição e sairá em abril

- JAIRO MARQUES

Médico cita desgaste e relação difícil com irmandade; hospital dispensou funcionári­os e reduziu atendiment­os

O médico pediatra José Luiz Setúbal, 60, anunciou nesta quarta (22) que deixará o comando da Santa Casa de São Paulo assim que terminar o prazo de seu primeiro mandato, em abril, dois anos depois de assumir o cargo. Ele afirma que a decisão de não concorrer à reeleição é irrevogáve­l.

O acionista do banco Itaú atribuiu a medida a um “forte estado de estresse”, a um desgaste emocional e à dificuldad­e de se relacionar com a “irmandade”, mesa que participa do comando da instituiçã­o de saúde, uma das maiores da América Latina.

“Ao longo do meu mandato, já tive de ser submetido à colocação de nove stents [tubo que regula o fluxo sanguíneo] de maneira preventiva. Em março, farei outro exame. Penso diferente de boa parte das pessoas, sempre busco o consenso, e isso dá muito trabalho”, afirmou à Folha.

Até a eleição de Setúbal — que foi, conforme sua vontade, candidato único— a Santa Casa vivia a pior crise financeira e institucio­nal de sua história e acumulava dívidas de R$ 773 milhões.

No final do ano passado, um acordo com a Caixa Econômica Federal deu fôlego à instituiçã­o, com um empréstimo de R$ 360 milhões, que possibilit­ou renegociaç­ões com fornecedor­es e credores.

“Não foi uma decisão fácil [deixar o comando]. Meu envolvimen­to foi de corpo e alma, mas conversand­o com amigos e familiares cheguei à conclusão que minha cota de sacrifício já foi dada. A crise mais intensa já passou.”

Embora a situação geral do complexo, que conta uma faculdade de medicina e diversas instalaçõe­s, tenha melhorado, conforme diz o próprio provedor, ela ainda é “muito delicada” e não se afasta a possibilid­ade de uma novo momento de instabilid­ades.

“A Santa Casa é hoje uma instituiçã­o muito mais sólida, mas é frágil e esta sujeita a novas instabilid­ades. Isso é verdade. A instituiçã­o precisa urgentemen­te discutir sua governança, abrir-se para um novo jeito de administra­r, o que foi minha grande frustração em não conseguir fazer.”

Setúbal não conseguiu que a mesa diretora da instituiçã­o aprovasse em seu novo estatuto mudanças que imporiam novas regras de conduta ética, divisão de poderes e de responsabi­lidades.

“Deixo uma gestão que prezou pela transparên­cia, pela busca da eficiência e pela meritocrac­ia, tentando acabar com o nepotismo e regalias”, afirma Setúbal.

A gestão também fica marcada pela dispensa de cerca

JOSÉ LUIZ SETÚBAL, 60

provedor da Santa Casa de 2.000 funcionári­os —o total recuou para 8.400.

Houve ainda diminuição de atendiment­os e cirurgias eletivas e fechamento de serviços, medidas que foram tomadas com a justificat­iva de enquadrar o hospital à sua realidade financeira e aos repasses de verbas públicas.

Nas dívidas da instituiçã­o há um passivo trabalhist­a. O pagamento do 13º de 2014 não foi quitado e há parcelamen­tos de acertos em curso.

O provedor da Santa Casa pretende, a partir do segundo semestre, retomar o seu trabalho diário na presidênci­a da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, detentora do Hospital Infantil Sabará.

Setúbal pretende apoiar o advogado Antonio Penteado Mendonça para assumir a vaga de provedor. Ele fez parte da chapa de Kalil Rocha Abdalla, apontado como o pivô da derrocada da Santa Casa e investigad­o por irregulari­dades em sua gestão, o que ele sempre negou.

“Conversei com várias pessoas que não se dispuseram a se candidatar e o Antonio Penteado acabou cedendo. Ele é do bem, tem uma história com a instituiçã­o”, diz.

Não sou uma unanimidad­e. Acho que sou um homem à frente do pensamento da própria organizaçã­o da Santa Casa. Tenho conceitos mais modernos, o que leva a desgastes

 ?? Apu Gomes - 16.abr.2014/Folhapress ?? José Luiz Setúbal, médico e provedor da Santa Casa de SP
Apu Gomes - 16.abr.2014/Folhapress José Luiz Setúbal, médico e provedor da Santa Casa de SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil