Folha de S.Paulo

Restaurant­e acelera serviço e fica mais leve

O estrelado Eleven Madison Park, em Nova York, muda jeito de apresentar pratos, mas mantém cozinha minuciosa

- JOSIMAR MELO

Casa mistura receitas americanas com traços da culinária europeia acrescenta­dos pelo chef suíço Daniel Humm COLUNISTA DA FOLHA

Um dos grandes desafios dos restaurant­es de alta gastronomi­a é manter um alto padrão de comida e serviço e ao mesmo tempo cativar um público nem sempre disposto a encarar uma experiênci­a muito longa e cansativa.

Um dos restaurant­es do mundo que melhor está conseguind­o responder ao dilema —sem abrir mão de sua suntuosida­de— é o norteameri­cano Eleven Madison Park, de Nova York.

Não entenda, pelo parágrafo acima, que esse restaurant­e multipremi­ado (número três na lista World’s 50 Best Restaurant­s, três estrelas Michelin etc.) tenha simplifica­do sua minuciosa cozinha. Ou tenha abdicado de seu luxuoso cenário —o térreo de um elegante edifício na Madison Avenue, com pé-direito de perder de vista e ângulos art déco nas pilastras.

Mas a forma de servir sua deliciosa comida mudou. O menu-degustação não ficou menor, mas ficou mais rápido. Por exemplo, as várias pequenas entradas chegam juntas, em grupos. Ganha-se tempo, concentra-se prazer.

Nos pratos principais, uma simplifica­ção de serviço apressa o ritmo —as guarnições são colocadas no centro da mesa, para dividir.

Tudo isso facilita a fluência dos inspirados menus do chef suíço Daniel Humm (na cozinha desde os 14 anos, nos Estados Unidos desde 2003), sócio do responsáve­l pelo salão, Will Guidara —eram ambos funcionári­os do restaurant­e, até comprá-lo, em 2011.

O menu usa produtos das redondezas, com momentos que chegam a ser divertidos (as citações dos tiques culinários da cidade), e pratos sublimes capturados da tradição europeia do chef.

Os biscoitos que nos recepciona­m lembram aqueles da infância, mas aqui são feitos de maçã e queijo cheddar. Eles antecedem um set de entradas que incluem produtos de águas americanas (salada de caranguejo peekytoe, ostra com caviar americano) e petiscos de vegetais (croquete de favas, cogumelos morilles com crisp de centeio).

As entradas podem nos lembrar tradições americanas como o brunch, caso do caviar Benedict com milho e presunto. Ou nos brindar com um sabor francês, como nos aspargos braseados com purê de batata e um caldo de porco com trufas negras.

Não pode faltar seu vistoso pato glaceado com mel e lavanda servido com cebolinhas, ruibarbo e caldo, e guarnições colocadas no centro da mesa como batatas cremosas e cogumelos em flan com alho da primavera.

Mais itens compõem o menu, entre os quais sobremesas como morangos pocheados com baunilha e flor de sabugueiro. Já estive no Eleven Madison Park comendo por quatro horas e saindo empanturra­do. Agora como em duas horas, e saio leve para caminhar por Nova York. ENDEREÇO 11 Madison Avenue, Nova York (EUA) PREÇOS o menu-degustação custa US$ 295 (R$ 913) por pessoa HORÁRIO almoços: sex. a dom., das 12h às 13h; jantares todos os dias, a partir das 17h30 MAIS elevenmadi­sonpark.com Central Park Eleven Madison Park NOVA YORK

 ?? Fotos Divulgação ?? Aspargo com purê de batata e caldo de porco com trufas negras, prato servido no Eleven Madison Park, em Nova York
Fotos Divulgação Aspargo com purê de batata e caldo de porco com trufas negras, prato servido no Eleven Madison Park, em Nova York
 ??  ?? O suíço Daniel Humm, chef e sócio do Eleven Madison Park, na cozinha do restaurant­e
O suíço Daniel Humm, chef e sócio do Eleven Madison Park, na cozinha do restaurant­e
 ?? Josimar Melo/Folhapress ?? Pratos do menu-degustação do restaurant­e nova-iorquino
Josimar Melo/Folhapress Pratos do menu-degustação do restaurant­e nova-iorquino
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil