As elei­ções e o juí­zo fi­nal

Folha De S.Paulo - - Opinião -

BRA­SÍ­LIA - Ru­fam os tam­bo­res em Bra­sí­lia com a imi­nên­cia da aber­tu­ra dos inqué­ri­tos pe­lo STF pa­ra in­ves­ti­gar os de­pu­ta­dos, se­na­do­res e mi­nis­tros ci­ta­dos nos 950 de­poi­men­tos da de­la­ção fei­ta pe­la Ode­bre­cht.

Quem viu ga­ran­te: os re­la­tos gra­va­dos em ví­deo cau­sam es­pan­to pe­los de­ta­lhes de co­mo uma em­prei­tei­ra de al­to ca­li­bre se ali­ou a po­lí­ti­cos e par­ti­dos pa­ra lo­cu­ple­tar-se e maltratar o di­nhei­ro pú­bli­co.

O mi­nis­tro Ed­son Fa­chin, re­la­tor da La­va Ja­to no STF, de­ve re­ce­ber a par­tir des­ta se­gun­da (20) a pi­lha de ma­te­ri­al en­tre­gue ao tri­bu­nal pe­lo pro­cu­ra­dor-ge­ral, Ro­dri­go Ja­not.

Fa­chin de­ci­di­rá se aca­ta ou não os pe­di­dos de Ja­not, que in­clu­em 83 inqué­ri­tos, des­mem­bra­men­tos de ca­sos pa­ra ins­tân­ci­as in­fe­ri­o­res, ar­qui­va­men­tos e no­vas di­li­gên­ci­as. O ma­te­ri­al con­tém a nar­ra­ti­va da PGR so­bre os cri­mes que te­ri­am si­do co­me­ti­dos, além das gra­va­ções em ví­deo de de­poi­men­tos dos exe­cu­ti­vos.

O mi­nis­tro do STF si­na­li­za uma de­ci­são rá­pi­da no sen­ti­do de de­ter­mi- nar a aber­tu­ra de to­das as in­ves­ti­ga­ções so­li­ci­ta­das por Ja­not.

Sa­be-se que 64 de­las têm no má­xi­mo um po­lí­ti­co co­mo al­vo. Há per­so­na­gens, co­mo Aé­cio Ne­ves (PSDBMG), ci­ta­dos em mais de uma. O mai­or inqué­ri­to reú­ne cin­co no­mes.

Mui­tos são ve­lhos de guer­ra dos es­cân­da­los. Não há sur­pre­sas en­tre as fi­gu­ras men­ci­o­na­das pe­la im­pren­sa nos úl­ti­mos di­as. De PT ao PSDB, pas­san­do pe­lo oni­pre­sen­te PMDB e par­ti­dos me­di­a­nos, to­dos pa­re­cem ter be­bi­do da mes­ma bi­ca.

A fa­se de inqué­ri­to é a eta­pa de bus­ca de ele­men­tos pa­ra cor­ro­bo­rar as de­la­ções. A par­tir de en­tão, a pro­cu­ra­do­ria ava­lia se de­nun­cia o po­lí­ti­co e o STF de­ci­de, na hi­pó­te­se de acu­sa­ção, se o trans­for­ma em réu.

É ine­vi­tá­vel apos­tar que a con­clu­são das apu­ra­ções e dos jul­ga­men­tos le­va­rá mui­tos anos. Na­da apon­ta o con­trá­rio. Não à toa, os po­lí­ti­cos pri­o­ri­zam ma­no­bras pa­ra sal­var a pe­le na elei­ção de 2018, en­quan­to tor­cem pa­ra que o juí­zo fi­nal da La­va Ja­to fi­que bem dis­tan­te de­les.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.