Folha de S.Paulo

Batalha para aprovar juiz de Trump à Suprema Corte começa no Senado

Sabatinas do conservado­r Neil Gorsuch serão teste para presidente, republican­os e democratas

- ISABEL FLECK

Partido do presidente tem maioria no Senado, mas democratas podem manobrar a fim de dificultar confirmaçã­o

O processo de confirmaçã­o no Senado do juiz Neil Gorsuch para a Suprema Corte, que tem início nesta segunda (20), no Comitê de Justiça da Casa, será um desafio não apenas para o magistrado, mas também um importante teste para Donald Trump, os republican­os e até para a oposição democrata.

O presidente, que indicou o juiz conservado­r no fim de janeiro, precisará dele para ter alguma chance de vitória, caso cheguem à mais alta Corte do país processos contestand­o suas ordens executivas —como o decreto que barra a entrada de cidadãos de seis países de maioria muçulmana, suspenso por dois juízes federais.

Para os republican­os, o desafio é ter que recorrer a uma mudança de regras para confirmar Gorsuch mesmo tendo maioria no Senado —52 de 100 cadeiras.

Isso porque os democratas podem tentar bloquear a votação no plenário com o “filibuster”, manobra para trancar a pauta que só pode ser derrubada com 60 votos.

Se não conseguire­m o apoio de pelo menos oito democratas ou independen­tes para isso, o líder republican­o no Senado, Mitch McConnell, terá que recorrer à chamada “opção nuclear” —à qual ele já se opôs publicamen­te—, que muda a regra para que 51 votos possam encerrar o “filibuster”. Assim, a confirmaçã­o do nome de Gorsuch exigiria apenas maioria simples.

No caso dos democratas, a pressão vem, principalm­ente, de grupos de ativistas em defesa dos direitos das mulheres, que retaliaria­m qualquer apoio de senadores da oposição ao nome de Gor-

 ?? Aaron P. Bernstein - 7.mar.2017-Reuters ?? O juiz indicado por Trump para a Suprema Corte, Neil Gorsuch, durante encontro com senadores no início deste mês
Aaron P. Bernstein - 7.mar.2017-Reuters O juiz indicado por Trump para a Suprema Corte, Neil Gorsuch, durante encontro com senadores no início deste mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil