Pre­si­den­te ‘não ou­viu’ pe­di­do de aper­to de mãos de Mer­kel, diz Ca­sa Bran­ca

Folha De S.Paulo - - Mundo -

DAS AGÊN­CI­AS DE NO­TÍ­CI­AS

O por­ta-voz da Ca­sa Bran­ca ne­gou que o pre­si­den­te Do­nald Trump te­nha se re­cu­sa­do de­li­be­ra­da­men­te a aper­tar a mão de An­ge­la Mer­kel di­an­te das câ­me­ras na sex­ta­fei­ra (17), du­ran­te um en­con­tro em Washing­ton.

“Acho que ele não ou­viu a per­gun­ta” da chan­ce­ler ale­mã, de­cla­rou Se­an Spi­cer nes­te do­min­go (19) ao si­te da re­vis­ta ale­mã “Der Spi­e­gel”.

Na sex­ta, qu­an­do os lí­de­res es­ta­vam sen­ta­dos no Sa­lão Oval da Ca­sa Bran­ca, Mer­kel propôs a Trump, a pe­di­do dos fo­tó­gra­fos, um aper­to de mãos, mas o ame­ri­ca­no não res­pon­deu à so­li­ci­ta­ção.

O fa­to de o pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos não ter ou­vi­do ou ter ig­no­ra­do a pro­pos­ta de An­ge­la Mer­kel foi con­si­de­ra­do pe­la mí­dia ale­mã co­mo sin­to­má­ti­co da at­mos­fe­ra ge­ral do en­con­tro, du­ran­te o qual apa­re­ce­ram de for­ma cla­ra di­ver­gên­ci­as en­tre os dois so­bre imi­gra­ção, co­mér­cio e gas­tos mi­li­ta­res da Otan (Or­ga­ni­za­ção do Tra­ta­do do Atlân­ti­co Nor­te).

O jor­nal “Bild” es­cre­veu que é “im­pro­vá­vel” que Trump não te­nha ou­vi­do o pe­di­do da chan­ce­ler, sen­ta­da ao la­do de­le, e des­ta­cou que du­ran­te a reu­nião o ame­ri­ca­no não di­ri­giu seu olhar a ela. OTAN Tam­bém nes­te do­min­go, a Ale­ma­nha ne­gou as acu­sa­ções de Trump so­bre uma su­pos­ta dí­vi­da com a ali­an­ça mi­li­tar oci­den­tal de­vi­do a gas­tos mi­li­ta­res in­su­fi­ci­en­tes.

“Não exis­te uma con­ta on­de são re­gis­tra­das dí­vi­das na Otan”, afir­mou a mi­nis­tra ale­mã da De­fe­sa, Ur­su­la von der Leyen, em co­mu­ni­ca­do.

A mi­nis­tra acres­cen­tou que os gas­tos não devem ser o úni­co cri­té­rio pa­ra me­dir os es­for­ços mi­li­ta­res da Ale­ma­nha.

No sá­ba­do (18), Trump afir­mou que a Ale­ma­nha “de­ve vas­tas so­mas de di­nhei­ro à Otan e os Es­ta­dos Uni­dos de­ve­ri­am ser pa­gos pe­la po­de­ro­sa e ca­ra de­fe­sa que pro­por­ci­o­na à Ale­ma­nha”.

Na reu­nião, Mer­kel re­a­fir­mou que seu país res­pei­ta­rá o com­pro­mis­so fe­cha­do na Otan em 2014, que pre­vê que paí­ses-mem­bros au­men­tem seus gas­tos mi­li­ta­res a 2% do PIB em um pra­zo de dez anos. A Ale­ma­nha con­tri­bui atu­al­men­te com 1,2%.

Nes­te do­min­go, a mi­nis­tra da De­fe­sa afir­mou que o pro­me­ti­do au­men­to dos gas­tos mi­li­ta­res não en­vol­ve só a Otan. “Que­rer vin­cu­lar os 2% ape­nas com a Otan é er­ra­do.”

Os gas­tos mi­li­ta­res tam­bém es­tão des­ti­na­dos “às nos­sas mis­sões de paz no âm­bi­to da ONU, às nos­sas mis­sões eu­ro­pei­as e à con­tri­bui­ção na lu­ta contra o Es­ta­do Is­lâ­mi­co.”

Não vai A “For­bes” não es­tá con­ven­ci­da. Ken­neth Ra­po­za, que co­bre emer­gen­tes, diz que a ex­pec­ta­ti­va de cres­ci­men­to, que era de 1% nes­te ano, caiu pa­ra 0,7%. “E mes­mo is­so se de­ve mais à de­man­da mai­or de Chi­na, seu gran­de mer­ca­do, Eu­ro­pa e EUA”. O de­sem­pre­go de dois dí­gi­tos e o es­cân­da­lo “atin­gin­do um ter­ço do Con­gres­so pro­me­tem co­lo­car as re­for­mas em es­pe­ra”.

‘Me­ga-Mar­tin’ Nos EUA, a vi­si­ta de An­ge­la Mer­kel ren­deu tí­tu­los irô­ni­cos co­mo “Lí­der do mun­do li­vre en­con­tra Trump”, no “Po­li­ti­co”. Na Ale­ma­nha, jor­nais co­mo “Süd­deuts­che Zei­tung” e “Die Zeit” pas­sa­ram o fim de se­ma­na aten­tos não a Mer­kel, mas Mar­tin Schulz, o can­di­da­to so­ci­al-de­mo­cra­ta que sur­ge co­mo inu­si­ta­do fa­vo­ri­to nas elei­ções de se­tem bro. Por­ta­dor de “ve­lhos te­mas so­ci­al-de­mo­cra­tas”, é com­pa­ra­do a Willy Brandt (1913-92).

Trump vs. FMI O go­ver­no ame­ri­ca­no, que ve­tou a de­fe­sa de li­vre co­mér­cio no co­mu­ni­ca­do fi­nal do G20, in­di­cou pa­ra sub­se­cre­tá­rio do Te­sou­ro um eco­no­mis­ta que há 20 anos ata­ca or­ga­ni­za­ções co­mo o FMI, avi­sa o “NYT”. Seu te­ma re­cor­ren­te é cri­ti­car a bu­ro­cra­cia “an­si­o­sa por res­ga­tar go­ver­nos gas­ta­do­res que ba­tem à por­ta, se­ja Bra­sil ou Gré­cia”. A co­lu­na é pu­bli­ca­da às se­gun­das, quar­tas e sex­tas

Evan Vuc­ci/As­so­ci­a­ted Press

Mer­kel e Trump em en­con­tro na sex­ta (17) na Ca­sa Bran­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.