RAIO-X

Folha De S.Paulo - - Entrevista Da 2ª -

es­ta­rão co­nos­co tal é o con­cei­to que o Bra­sil tem no exterior. Por exem­plo: nós ex­por­ta­mos fran­go pa­ra o Ja­pão e pa­ra a União Eu­ro­peia e os ame­ri­ca­nos não con­se­guem en­trar nes­ses mer­ca­dos.

Ve­jo que o es­tra­go es­tá fei­to no sen­ti­do de que a ima­gem es­tá ar­ra­nha­da e o mer­ca­do in­ter­no es­tá cheio de dúvidas. Mas o fun­da­men­to nos­so e a cre­di­bi­li­da­de se ba­sei­am nas mis­sões téc­ni­cas in­ter­na­ci­o­nais que vêm aqui, nos pro­je­tos de ima­gem, de tra­zer jor­na­lis­tas de fo­ra pa­ra co­nhe­cer nos­so sis­te­ma e a ca­deia to­da.

No Bra­sil, pa­ra uma em­pre­sa se ade­quar à le­gis­la­ção, ela tem de cum­prir a le­gis­la­ção am­bi­en­tal, o co­dex ali­men­ta­rius [con­jun­to de re­gras in­ter­na­ci­o­nais pa­ra pro­du­ção de ali­men­tos e se­gu­ran­ça ali­men­tar], es­tar em con­for­mi­da­de com to­dos os pre­cei­tos. A PF in­ves­ti­ga a BRF e JBS, mas a mai­or par­te dos al­vos são em­pre­sas de me­nor por­te. A ABPA, em con­jun­to com a Abi­ec (pro­du­to­res de car­nes), já ma­pe­ou a fa­tia de mer­ca­do des­ses fri­go­rí­fi­cos me­no­res?

Na BRF e na JBS [do­nas das mar­cas Fri­boi e Sa­dia, res­pec­ti­va­men­te], tra­ta-se de ca­sos iso­la­dos. Não é a mar­ca ou a em­pre­sa que fa­lhou e pra­ti­cou ir­re­gu­la­ri­da­des. São agen­tes pri­va­dos e pú­bli­cos nu­ma co­ni­vên­cia cri­mi­no­sa, mas é al­go bem pon­tu­al.

For­ma­ção:

Di­rei­to pe­la Uni­ver­si­da­de de Pas­so Fun­do e co­mu­ni­ca­ção so­ci­al pe­la PUC

Car­go:

pre­si­den­te da ABPA (As­so­ci­a­ção Brasileira de Pro­teí­na Ani­mal)

Tra­je­tó­ria:

foi mi­nis­tro da Agri­cul­tu­ra (go­ver­no FHC), pre­fei­to de Ma­rau (RS), de­pu­ta­do es­ta­du­al e fe­de­ral, di­re­tor de De­sen­vol­vi­men­to do Ban­ri­sul e pre­si­den­te-exe­cu­ti­vo da Co­nab (Com­pa­nhia Na­ci­o­nal de Abas­te­ci­men­to)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.