Folha de S.Paulo

RAIO-X

-

estarão conosco tal é o conceito que o Brasil tem no exterior. Por exemplo: nós exportamos frango para o Japão e para a União Europeia e os americanos não conseguem entrar nesses mercados.

Vejo que o estrago está feito no sentido de que a imagem está arranhada e o mercado interno está cheio de dúvidas. Mas o fundamento nosso e a credibilid­ade se baseiam nas missões técnicas internacio­nais que vêm aqui, nos projetos de imagem, de trazer jornalista­s de fora para conhecer nosso sistema e a cadeia toda.

No Brasil, para uma empresa se adequar à legislação, ela tem de cumprir a legislação ambiental, o codex alimentari­us [conjunto de regras internacio­nais para produção de alimentos e segurança alimentar], estar em conformida­de com todos os preceitos. A PF investiga a BRF e JBS, mas a maior parte dos alvos são empresas de menor porte. A ABPA, em conjunto com a Abiec (produtores de carnes), já mapeou a fatia de mercado desses frigorífic­os menores?

Na BRF e na JBS [donas das marcas Friboi e Sadia, respectiva­mente], trata-se de casos isolados. Não é a marca ou a empresa que falhou e praticou irregulari­dades. São agentes privados e públicos numa conivência criminosa, mas é algo bem pontual.

Formação:

Direito pela Universida­de de Passo Fundo e comunicaçã­o social pela PUC

Cargo:

presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal)

Trajetória:

foi ministro da Agricultur­a (governo FHC), prefeito de Marau (RS), deputado estadual e federal, diretor de Desenvolvi­mento do Banrisul e presidente-executivo da Conab (Companhia Nacional de Abastecime­nto)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil