Folha de S.Paulo

NENÊ NÃO QUER NANAR

Segundo profission­ais que trabalham com sono infantil, rotina da família geralmente é o que deve ser ajustado; além disso, não há fórmula mágica e a individual­idade dos bebês deve ser ser respeitada

-

da família, dos compromiss­os. Ajudo a deixar essa rotina mais suave e mais bem definida”, afirma Renata Konzen, consultora de sono há oito anos e criadora da empresa Sosseguinh­o. Quando necessário, ela passa cinco dias, 24h por dia, na casa da família que a contratou.

Para entender os sinais e criar essa rotina, entram as especifici­dades de cada criança e, por isso, não espere por mágica ou fadas-madrinhas. “Não é uma receita de bolo”, diz Konzen.

A consultora Patrícia Dias, do Materno Mundi, afirma que tentar seguir regras criadas por outras pessoas é um dos principais erros dos pais. “Muitas vezes é querer forçar algo que vai contra a natureza do bebê.”

Por isso, a ansiedade dos pais também é um fator. “Eu não trato nenhuma criança, eu trato os pais”, afirma a pediatra Lucila do Prado, presidente do departamen­to de medicina do sono da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Segundo Lucila, os pais precisam ensinar à criança o que é dia e noite, passar segurança para o bebê e estar em sincronia quanto à rotina, senão a criança seguirá a “bagunça da família”.

Segundo Konzen, “acessórios” (chupeta, manta, dar de mamar) não necessaria­mente significar­ão um sono de qualidade. O segredo é ajudar a criança a se acalmar, não a dormir. “Eles precisam de amor, carinho e alimento. Dormir é uma coisa que cada um só pode fazer sozinho.”

Renata da Cruz viu sua filha dormir bem no quarto dia de consultori­a. Hoje, quatro anos após as consultas, nenhuma criança da casa sofre para dormir. Ana de Carvalho, no terceiro dia, ainda não viu uma evolução completa, mas diz estar otimista e já percebeu mudanças positivas. “O fundamenta­l é o João ter qualidade de sono”, afirma. Quantas horas de sono uma criança precisa? > Crianças, como bons seres humanos, são diferentes entre si. Então, não necessaria­mente há problemas com as que não se enquadram nesses horários > Independen­te da idade, fale para criança que estão todos indo dormir e que, qualquer coisa, você está por perto. Passe segurança para ela

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil