Folha de S.Paulo

Aos 40, Cisne Negro exalta persistênc­ia de sua fundadora

Mescla de ‘O Lago dos Cisnes’ e ‘O Quebra-Nozes’ é o ápice do espetáculo que leva nome de Hulda Bittencour­t

- IARA BIDERMAN

FOLHA

Convidado para a comemoraçã­o aos 40 anos da companhia de dança Cisne Negro, o diretor Jorge Takla descartou remontagen­s. “Queria algo mais criativo para falar da alma da companhia.” Assim nasceu “H.U.L.D.A”, que estreia nesta sexta (21), em São Paulo.

A alma da Cisne Negro, concordam os envolvidos no espetáculo, é mesmo Hulda Bittencour­t, 82, fundadora e diretora de uma das poucas companhias particular­es de dança que sobreviveu por tantas décadas no Brasil.

“A Hulda resistiu bravamente nesses 40 anos, não é fácil ter uma companhia independen­te. Foi ela quem esteve por trás, sempre com muita paixão”, diz Ana Botafogo, diretora do balé do Theatro Municipal do Rio.

Botafogo, que também completa quatro décadas de carreira, volta ao palco no espetáculo-homenagem. Ela participou de diversas montagens da companhia, incluindo muitos “Quebra-Nozes”, clássico natalino que é apresentad­o pelo grupo em São Paulo (e já são mais de 30 anos de apresentaç­ões).

Apesar do sucesso deste balé e da formação clássica rigorosa, a Cisne Negro se caracteriz­a ainda pela diversidad­e de estilos, o que guiou, junto ao roteiro de Takla, a criação das coreografi­as e da trilha sonora de “H.U.L.D.A”.

O ponto alto da trilha, composta por André Mehmari, é a música final, espécie de mi- xagem de “O Lago dos Cisnes”, com “O Quebra-Nozes”, composiçõe­s para balé de Tchaikovsk­y (1840-93).

A direção coreográfi­ca é de Dany Bittencour­t, filha de Hulda e diretora artística do grupo, e Rui Moreira, ex-Cisne e ex-Grupo Corpo.

É a quarta vez que Moreira cria para a companhia em que estreou aos 17 anos. Quando estreou em cena, com medos e inseguranç­as naturais da situação, ouviu de Hulda: “Está pronto? Melhor que esteja, vai estar todo mundo te olhando.”

Ela escolheu dar ao seu grupo o nome da antagonist­a do balé “O Lago dos Cisnes”. Odete, o cisne branco, é o lado romântico e amoroso da trama, mas Odile, cisne negro, representa a persistênc­ia de quem insiste em fazer

 ?? João Caldas/Divulgação ?? Cena de ‘H.U.L.D.A’
João Caldas/Divulgação Cena de ‘H.U.L.D.A’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil