Folha de S.Paulo

As três grandes paixões de Antonio Amadeu

- ANTONIO JOSÉ AMADEU (1952-2017) PAULO GOMES MARILENE CESCON - Aos 78, solteira. Cemitério da Quarta Parada, avenida Salim Farah Maluf, s/n, Água Rasa, São Paulo . UMBERTO MAGNANI NETTO - Nesta quinta (27/4) às 17h30, Santuário de N. Sra. do Rosário de Fát

Quando Alzira, sua namorada desde o colégio, foi para Campinas estudar, Toninho pediu transferên­cia do banco em que trabalhava.

Seguiu o amor até Campinas e lá descobriu outro —a Ponte Preta, time de futebol da cidade. Os três filhos que teve com Alzira são todos ponte-pretanos, e um deles inclusive chegou a jogar nas categorias de base da equipe.

Filho de um comerciant­e e de uma dona de casa de Leme (a 188 km de São Paulo), Antonio José Amadeu perdeu o pai quando tinha seis anos.

Era o caçula temporão entre os nove filhos do casal, e, sem o principal provedor de casa, se viu forçado a trabalhar a partir dos dez —vendia verduras em um comércio.

Emendaria empregos até chegar ao banco, onde desenvolve­u o talento para a contabilid­ade. De lá iria para a IBM, onde se aposentou e manteve os amigos do futebol, que jogava às sextas.

Da Leme de sua infância, guardaria a paixão pela pesca. Com os irmãos, comprou um terreno na beira do rio Mojiguaçu, onde se reuniam para pescar. Mas o verdadeiro refúgio de Batatinha, como era chamado Antonio por sua estatura, era no rio Aquidauana, no Mato Grosso.

Virou sócio de um rancho às margens do rio e ia duas vezes por ano passar uma semana pescando. Gostava tanto que disse ao cunhado que, se vivesse mais dez anos, teria 20 oportunida­des de ir lá. “Então temos que ir todas as vezes.”

Um câncer no pâncreas o impediu de ir mais uma vez nas próximas semanas e de ver a sua Ponte Preta em mais uma final. Morreu no dia 11, aos 64. Deixa a mulher, três filhos e quatro netos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 1º ANO

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: www.prefeitura.sp.gov. br/servicofun­erario

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil