Folha de S.Paulo

Bandidos sequestram agente da CET na marginal Pinheiros

- FALSO CHAMADO

DO “AGORA” - Um agente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) foi sequestrad­o na madrugada desta quarta (26), na marginal Pinheiros (zona oeste de SP), quando atendia a uma falsa ocorrência.

O crime aconteceu por volta das 5h, na altura da ponte do Jaguaré. O agente de trânsito, de 43 anos, disse que foi forçado a entrar no carro que ia guinchar. Os ladrões usaram a caminhonet­e da CET para rebocar o veículo até a favela do Chaparral, na Penha (zona leste). O agente foi agredido e teve o celular e R$ 400 roubados.

Os PMs não encontrara­m o bando. A CET diz que presta toda assistênci­a jurídica e psicológic­a aos agentes vítimas de agressão —foram 13 de janeiro a março deste ano.

O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, determinou nesta quarta-feira (26) que a Polícia Federal investigue o jogo Baleia Azul, que circula em redes sociais. O desafio consiste em uma série de tarefas, que culminam na tentativa de suicídio.

O pedido, que já havia sido realizado informalme­nte, foi formalizad­o à PF nesta semana. A decisão ocorreu após o tema ter sido tratado em reunião com parlamenta­res e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PMN).

Nos últimos meses, o jogo tem sido relacionad­o ao registro de ocorrência­s de lesão corporal, automutila­ção e morte de adolescent­es, segundo o Ministério da Justiça. Ao menos três mortes suspeitas de relação com o jogo são investigad­as em Belo Horizonte, Pará de Minas (MG) e Arcoverde (PE).

A suspeita de ligação com o jogo também é alvo de apuração no Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Paraíba, conforme a Folha noticiou.

Parlamenta­res, porém, alegaram na reunião terem informaçõe­s e relatos de vítimas em outros Estados, como Maranhão e Amazonas.

Em alguns dos Estados onde o jogo é investigad­o, a polícia já tem indícios de pessoas que podem estar por trás dos desafios. A investigaç­ão, porém, é mantida em sigilo. Instigar ao suicídio é crime, com pena de um a três anos se a instigação resultar em lesão corporal grave.

A Secretaria de Segurança e a Polícia Civil do Paraná anunciaram na semana passada a criação de uma forçataref­a dedicada a investigar casos que pudessem estar relacionad­os ao jogo. AJUDA Pessoas que precisam de apoio podem acessar o CVV (Centro de Valorizaçã­o da Vida), por meio do telefone 144. O centro também disponibil­iza contato por e-mail, chat ou Skype 24 horas por dia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil