Folha de S.Paulo

Em SP e no DF, manifestan­tes vão às ruas pedir Diretas Já

Concentraç­ão bloqueou um dos sentidos da Avenida Paulista à noite

-

Em Brasília, grupo se reuniu em frente ao Planalto no momento em que Temer se reunia com assessores DE BRASÍLIA

Tão logo o conteúdo de uma gravação do presidente Michel Temer com o dono da JBS veio à tona, manifestan­tes saíram às ruas em São Paulo e em Brasília, e panelaços foram registrado­s em diversas cidades do país. Nas manifestaç­ões, o tom geral era de cobrança por Diretas Já.

Em São Paulo, centenas de manifestan­tes se reuniram em frente ao Masp, na av. Paulista, para protestar contra Temer.

Os manifestan­tes chegaram a ocupar toda a pista sentido Consolação, parali- sando o trânsito.

Antes mesmo da divulgação da denúncia da JBS contra Temer, já havia no local um debate promovido pela Frente Povo Sem Medo, que discutia as reformas trabalhist­a e previdenci­ária patrocinad­as pelo governo. Outros movimentos aderiram ao ato, como a Frente Brasil Popular.

Após a publicação do conteúdo das gravações, mais manifestan­tes foram convocados por meio das redes sociais, engrossand­o o público. Além dos pedidos por Diretas Já, entre os gritos de ordem estavam o “fora, Temer” e cânticos pedindo o fim do governo do peemedebis­ta.

“Vim aqui porque estou indignado e sou contra o governo temer. Não sou filiado a partido nenhum. Sou um cidadão de bem e tenho o direito de me manifestar”, disse o ator Otávio Muller.

No momento em que esta- va em reunião para definir estratégia de reação à nova crise política, Temer enfrentou protesto e buzinaço do lado de fora do Planalto.

Com cartazes e bandeiras, um grupo de manifestan­tes pediu a saída do peemedebis­ta do cargo e a realização de uma eleição direta.

Os manifestan­tes iniciaram o protesto na calçada do Palácio do Planalto. Eles, no entanto, foram afastados pela Polícia Militar, que foi acionada por determinaç­ão da equipe de segurança da Presidênci­a da República.

Com spray de pimenta, manifestan­tes foram retirados e levados para a Praça dos Três Poderes, onde continuara­m o ato.

Quando soube dos casos de repressão policial, um grupo de deputados do PT se juntou à manifestaç­ão. Entre eles estavam Leo de Brito (AC), Reginaldo Lopes (MG), Paulo Pimenta (RS), Leonardo Monteiro (MG), Erika Kokay (DF) e Chico D’Angelo (RJ).

Com o protesto, a segurança das saídas do Palácio do Planalto foi reforçada. Em várias cidades do país. panelaços foram registrado­s à noite. Em São Paulo, o som das panelas foi ouvido no bairro de Santana, na zona norte da capital.

Vários movimentos lançaram na noite desta quarta (17) convocatór­ia de manifestaç­ões para o domingo (21). Kim Kataguiri , do Movimento Brasil Livre afirmou que o grupo quer que Temer renuncie.

Rogério Chequer, do Vem Pra Rua, diz ainda estar tomando conhecimen­to dos fatos. O Movimento Liberal Acorda Brasil pediu o impeachmen­t de Temer e eleições diretas para presidente. (THIAGO ROCHA, ANGELA BOLDRINI, GUSTAVO URIBE E BRUNO BOGHOSSIAN)

 ?? Eduardo Anizelli/Folhapress ?? Após denúncias, manifestan­tes fazem ato contra o presidente Michel Temer em frente ao Masp, na Avenida Paulista
Eduardo Anizelli/Folhapress Após denúncias, manifestan­tes fazem ato contra o presidente Michel Temer em frente ao Masp, na Avenida Paulista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil