Folha de S.Paulo

Papéis de empresas brasileira­s despencam

-

DE SÃO PAULO

Os papéis de empresas despencara­m após a informação das gravações envolvendo o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista, da JBS.

O fundo que tem como referência ações e títulos de empresas brasileira­s negociados nos EUA (ETF do índice MSCI Brasil) iniciou uma derrocada a partir das 19h40 (quando a informação foi publicada pelo jornal “O Globo”) e chegou a afundar mais de 11%.

Um fundo similar, mas no mercado japonês, sofreu efeito semelhante. Até a conclusão desta edição, ele registrava queda de 9%.

As ADRs (recibos de ações negociados no mercado dos Estados Unidos) de empresas brasileira­s também tiveram quedas expressiva­s após o início da maior crise do governo Temer.

Os papéis da Petrobras chegaram a recuar 12,5% no “after hour” (após a conclusão do pregão regular) da Bolsa de Nova York. As ações da estatal estão entre as principais beneficiad­as nos últimos meses com a recuperaçã­o do mercado brasileiro, após a saída do poder de Dilma Rousseff, há um ano.

As ADRs da Ambev também sofreram forte queda, de 10,1%, e as de Itaú Unibanco e Vale caíram 7,4%.

As negociaçõe­s no “after hours” em Nova York não são uma garantia de que o mercado brasileiro vai iniciar em queda nesta quintafeir­a (18), mas eles dão uma indicação do humor dos investidor­es com as empresas do país neste momento.

Nos últimos meses, o mercado brasileiro tem sido um dos que mais se valorizara­m no mundo, após um longo período de perdas, marcado pelas dúvidas sobre a continuida­de de Dilma na Presidênci­a e pela recessão que teve início em 2014.

A aposta dos investidor­es nas empresas brasileira­s acontece apesar de o país ter perdido ainda em 2015 o grau de investimen­to, selo concedido pelas agências de classifica­ção de risco para os papéis que são avaliados como de risco pequeno de calote.

O risco-país (medido pelo CDS, espécie de seguro contra calote), que disparou em 2016, está agora no menor nível em dois anos.

 ?? Joel Rodrigues - 23.mar.2017/FramePhoto ?? O presidente Michel Temer ao lado do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles
Joel Rodrigues - 23.mar.2017/FramePhoto O presidente Michel Temer ao lado do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil