Folha de S.Paulo

Confirmaçã­o com testes laboratori­ais e encaminham­ento para o tratamento gratuito. Para o infectolog­ista Artur Timerman, que trabalha na

-

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o primeiro teste de HIV para venda em farmácias do país.

O produto funciona com a coleta de gotas de sangue, de forma semelhante aos testes já existentes para medição de glicose por diabéticos. Chamado de Action, ele deve custar entre R$ 40 e R$ 60 e chegar ao mercado daqui um mês.

Segundo Marco Collovati, CEO da Orangelife, que fabrica o teste, o autoexame demonstrou sensibilid­ade e efetividad­e de 99,9%, índice maior do que os testes que usam saliva, disponívei­s em outros países, como os EUA.

O resultado aparece na forma de linhas que indicam se há ou não presença do anticorpo do vírus HIV. O teste, porém, só é capaz de identifica­r o HIV 30 dias depois da possível contaminaç­ão, tempo que o organismo precisa para produzir anticorpos em níveis detectávei­s pelo exame. O resultado leva de 15 a 20 minutos para ficar pronto.

O site da Anvisa afirma que, em caso de resultado negativo, é recomendáv­el que o teste seja repetido 30 dias depois e outra vez depois de mais 30 até completar 120 dias após a primeira exposição. Se o resultado for positivo, a pessoa deve procurar um serviço de saúde do SUS, para

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil