Folha de S.Paulo

Atos contra Temer têm confronto com PM

-

DE BRASÍLIA DO RIO DE SÃO PAULO

Milhares de manifestan­tes ocuparam vias de algumas das principais cidades do Brasil nesta quinta-feira (18) para pedir a saída do presidente Michel Temer (PMDB) e defender a realização de eleições diretas para o cargo.

No Rio e em Brasília, grupos de manifestan­tes e a Polícia Militar entraram em confronto. Policiais dispararam spray de pimenta e arremessar­am bombas de efeito moral, gerando tumulto e correria. No Rio, a PM atribuiu a adeptos da tática black bloc o início do conflito. Manifestan­tes mascarados quebraram vidraças e picharam muros. Ao menos uma pessoa foi detida na capital federal.

Em São Paulo, centenas de manifestan­tes ocuparam uma das faixas da avenida Paulista no sentido Consolação, em frente ao prédio do Masp. Parte dos presentes se dirigiu para o gabinete da Presidênci­a, na mesma avenida, para protestar.

Sindicatos como CUT e CTB também participar­am. Além de gritos de “diretas já” e “fora, Temer”, alguns ensaiaram coro de “fora, Maia”, em referência ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o primeiro na linha sucessória da República.

A Frente Povo Sem Medo, que reúne cerca de 30 movimentos, convocou manifestaç­ões em Rio, Fortaleza, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e São Paulo.

No Rio, manifestan­tes se concentrar­am em frente à igreja da Candelária, no centro, e foram até a Cinelândia. Com bandeiras da CUT, CTB, PC do B e PCB, pediam “diretas já” por meio de cartazes e camisetas. Eles também pediram o impeachmen­t do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB). Organizado­res falaram em 50 mil presentes. A PM do Rio não divulga estimativa de público de manifestaç­ões.

“Achei bom Temer não renunciar porque assim teremos o prazer de derrubá-lo nas ruas”, disse o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL).

Em Brasília, as manifestaç­ões tiveram cerca de 1.500 pessoas segundo estimativa da PM. Manifestan­tes se aproximara­m do Planalto e gritaram “se empurrar o Temer cai” e, mais uma vez, “diretas já”. Alguns dos presentes arremessar­am pedras e garrafas no cordão da PM, que então avançou sobre os manifestan­tes.

Movimentos que estiveram em lados opostos nas manifestaç­ões que antecedera­m o impeachmen­t de Dilma Rousseff (PT), em 2016, convocaram para domingo (21) atos pedindo a saída de Temer.

O Vem Pra Rua, que pediu o impeachmen­t, e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, contrárias à sua queda, devem protestar na avenida Paulista, em São Paulo. (ANGELA BOLDRINI, LUIZA FRANCO E BRUNO MOLINERO)

 ?? Danilo Verpa/Folhapress ?? Manifestan­te carrega cartaz pedindo por eleições diretas
Danilo Verpa/Folhapress Manifestan­te carrega cartaz pedindo por eleições diretas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil