Atos con­tra Temer têm con­fron­to com PM

Folha De S.Paulo - - Poder -

DE BRASÍLIA DO RIO DE SÃO PAU­LO

Mi­lha­res de ma­ni­fes­tan­tes ocu­pa­ram vi­as de al­gu­mas das prin­ci­pais ci­da­des do Bra­sil nes­ta quin­ta-fei­ra (18) pa­ra pe­dir a saí­da do pre­si­den­te Mi­chel Temer (PMDB) e de­fen­der a re­a­li­za­ção de elei­ções di­re­tas pa­ra o car­go.

No Rio e em Brasília, gru­pos de ma­ni­fes­tan­tes e a Po­lí­cia Mi­li­tar en­tra­ram em con­fron­to. Po­li­ci­ais dis­pa­ra­ram spray de pimenta e ar­re­mes­sa­ram bom­bas de efei­to mo­ral, ge­ran­do tu­mul­to e cor­re­ria. No Rio, a PM atri­buiu a adep­tos da tá­ti­ca black bloc o iní­cio do con­fli­to. Ma­ni­fes­tan­tes mas­ca­ra­dos que­bra­ram vi­dra­ças e pi­cha­ram mu­ros. Ao me­nos uma pes­soa foi de­ti­da na ca­pi­tal fe­de­ral.

Em São Pau­lo, cen­te­nas de ma­ni­fes­tan­tes ocu­pa­ram uma das fai­xas da ave­ni­da Pau­lis­ta no sen­ti­do Con­so­la­ção, em fren­te ao pré­dio do Masp. Par­te dos pre­sen­tes se di­ri­giu pa­ra o ga­bi­ne­te da Pre­si­dên­cia, na mes­ma ave­ni­da, pa­ra pro­tes­tar.

Sin­di­ca­tos co­mo CUT e CTB tam­bém par­ti­ci­pa­ram. Além de gri­tos de “di­re­tas já” e “fo­ra, Temer”, al­guns en­sai­a­ram co­ro de “fo­ra, Maia”, em re­fe­rên­cia ao pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ), o pri­mei­ro na li­nha su­ces­só­ria da Re­pú­bli­ca.

A Fren­te Po­vo Sem Me­do, que reú­ne cer­ca de 30 mo­vi­men­tos, con­vo­cou ma­ni­fes­ta­ções em Rio, For­ta­le­za, Re­ci­fe, Be­lo Ho­ri­zon­te, Cu­ri­ti­ba, Brasília, Por­to Ale­gre e São Pau­lo.

No Rio, ma­ni­fes­tan­tes se con­cen­tra­ram em fren­te à igre­ja da Can­de­lá­ria, no cen­tro, e fo­ram até a Ci­ne­lân­dia. Com ban­dei­ras da CUT, CTB, PC do B e PCB, pe­di­am “di­re­tas já” por meio de car­ta­zes e ca­mi­se­tas. Eles tam­bém pe­di­ram o im­pe­a­ch­ment do go­ver­na­dor Luiz Fer­nan­do Pe­zão (PMDB). Or­ga­ni­za­do­res fa­la­ram em 50 mil pre­sen­tes. A PM do Rio não di­vul­ga es­ti­ma­ti­va de pú­bli­co de ma­ni­fes­ta­ções.

“Achei bom Temer não renunciar por­que as­sim te­re­mos o pra­zer de der­ru­bá-lo nas ru­as”, dis­se o de­pu­ta­do es­ta­du­al Mar­ce­lo Frei­xo (PSOL).

Em Brasília, as ma­ni­fes­ta­ções ti­ve­ram cer­ca de 1.500 pes­so­as se­gun­do es­ti­ma­ti­va da PM. Ma­ni­fes­tan­tes se apro­xi­ma­ram do Pla­nal­to e gri­ta­ram “se em­pur­rar o Temer cai” e, mais uma vez, “di­re­tas já”. Al­guns dos pre­sen­tes ar­re­mes­sa­ram pe­dras e gar­ra­fas no cor­dão da PM, que en­tão avan­çou so­bre os ma­ni­fes­tan­tes.

Mo­vi­men­tos que es­ti­ve­ram em la­dos opos­tos nas ma­ni­fes­ta­ções que an­te­ce­de­ram o im­pe­a­ch­ment de Dil­ma Rous­seff (PT), em 2016, con­vo­ca­ram pa­ra do­min­go (21) atos pe­din­do a saí­da de Temer.

O Vem Pra Rua, que pe­diu o im­pe­a­ch­ment, e as Fren­tes Bra­sil Po­pu­lar e Po­vo Sem Me­do, con­trá­ri­as à sua que­da, de­vem pro­tes­tar na ave­ni­da Pau­lis­ta, em São Pau­lo. (AN­GE­LA BOLDRINI, LUI­ZA FRAN­CO E BRU­NO MOLINERO)

Danilo Verpa/Folhapress

Ma­ni­fes­tan­te car­re­ga car­taz pe­din­do por elei­ções di­re­tas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.