...di­re­tas A PRE­SI­DÊN­CIA PÓS-TEMER

Após ter si­do re­jei­ta­da na Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça, a PEC que es­ta­be­le­ce elei­ções di­re­tas quan­do hou­ver va­cân­cia da Pre­si­dên­cia ga­nha res­pal­do na Câ­ma­ra

Folha De S.Paulo - - Poder - DA­NI­EL CAR­VA­LHO

O pre­si­den­te da Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça da Câ­ma­ra, de­pu­ta­do Ro­dri­go Pa­che­co (PMDBMG), mar­cou pa­ra a pró­xi­ma ter­ça-fei­ra (23) a vo­ta­ção da ad­mis­si­bi­li­da­de da PEC (Pro­pos­ta de Emen­da à Cons­ti­tui­ção) que es­ta­be­le­ce elei­ções di­re­tas em ca­so de va­cân­cia do car­go de pre­si­den­te em até seis me­ses do fim do man­da­to.

O tex­to é uma pro­pos­ta de mu­dan­ça à Cons­ti­tui­ção, que atu­al­men­te diz que, em ca­so de que­da do pre­si­den­te ten­do de­cor­ri­do pe­lo me­nos dois anos do iní­cio do man­da­to ori­gi­nal e na au­sên­cia do vi­ce, o pró­xi­mo ocu­pan­te de­ve ser es­co­lhi­do por elei­ções in­di­re­tas, ou se­ja, pe­lo Par­la­men­to.

A PEC 227/2016 foi apre­sen­ta­da em ju­nho do ano pas­sa­do pe­lo de­pu­ta­do Mi­ro Tei­xei­ra (Re­de-RJ) e ain­da não ha­via si­do apre­ci­a­da pe­la CCJ (Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça) da Câ­ma­ra.

A pro­pos­ta foi bar­ra­da pe­lo en­tão pre­si­den­te da co­mis­são, Os­mar Ser­ra­glio (PMDB-PR), al­ça­do de­pois a mi­nis­tro da Jus­ti­ça.

“Ela pre­ve­ni­ria e aju­da­ria a con­ter a cri­se, por­que a mai­or cri­se que po­de­ria acon­te­cer no Bra­sil é nós ele­ger­mos no Con­gres­so um pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca”, dis­se o de­pu­ta­do Es­pe­ri­dião Amin (PP-SC), re­la­tor da pro­pos­ta na CCJ.

O par­la­men­tar já adi­an­tou co­mo se ma­ni­fes­ta­rá no co­le­gi­a­do. “Ela pre­vi­ne a cri­se. Por is­so o meu vo­to foi e se­rá fa­vo­rá­vel e nunca pa­ra pre­ju­di­car al­guém, mas pa­ra dar uma chan­ce ao país”, afir­mou.

Apro­va­da a ad­mis­si­bi­li­da­de da PEC na CCJ, o tex­to se­gue pa­ra uma co­mis­são es­pe­ci­al a ser ins­ta­la­da na Câ­ma­ra. Se o pa­re­cer do co­le­gi­a­do for apro­va­do, vai pa­ra ple­ná­rio, on­de pre­ci­sa ser apro­va­do por um mí­ni­mo de 308 vo­tos em dois tur­nos.

De­pois dis­so, se­gue pa­ra o Se­na­do, on­de tem que ser apro­va­do por 49 vo­tos tam­bém em dois tur­nos.

“O que es­ta­mos fa­zen­do ago­ra é a re­to­ma­da da PEC na pau­ta em ra­zão de um ape­lo de vá­ri­os de­pu­ta­dos que en­ten­de­ram que era o mo­men­to de pau­tá-la. Hou­ve um con­sen­so nes­te sen­ti­do que es­ta PEC fos­se apre­ci­a­da na pró­xi­ma se­ma­na”, dis­se Pa­che­co após en­cer­rar a ses­são des­ta quin­ta-fei­ra (18) por fal­ta de quó­rum. PRES­SÃO Par­la­men­ta­res con­trá­ri­os ao go­ver­no de Mi­chel Temer se com­pro­me­te­ram a fazer pres­são pa­ra que a pro­pos­ta se­ja re­al­men­te pau­ta­da na se­ma­na que vem.

A opo­si­ção dis­se que fa­ria obs­tru­ção em to­das as vo­ta­ções, ex­ce­to na da PEC.

Nes­ta quin­ta-fei­ra (18), a ses­são so­le­ne con­vo­ca­da pa­ra ho­me­na­ge­ar de­fen­so­res pú­bli­cos tor­nou-se pal­co pa­ra a opo­si­ção cri­ti­car o pre­si­den­te Mi­chel Temer e co­brar a re­a­li­za­ção de elei­ções di­re­tas.

Cor­re­li­gi­o­ná­rio de Temer, o vi­ce-pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Fá­bio Ramalho (MG), che­gou a ten­tar en­cer­rar a ses­são, mas re­cu­ou.

“Exi­gi­mos elei­ções di­re­tas já. Exi­gi­mos de­mo­cra­cia já. Só um pre­si­den­te le­gi­ti­ma­men­te elei­to pe­lo vo­to po­pu­lar te­rá as con­di­ções de ti­rar o Bra­sil des­te la­ma­çal em que es­tá mer­gu­lha­do”, afir­mou em ple­ná­rio o de­pu­ta­do Wa­dih Da­mous (PT-RJ).

O que a Cons­ti­tui­ção de­ter­mi­na

Fer­nan­do San­tos - 25.jan.1984/Folhapress

Co­mí­cio pe­las Di­re­tas Já, na pra­ça da Sé em ja­nei­ro de 1984

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.