GO­VER­NO EN­CUR­RA­LA­DO Bol­sa de­sa­ba e dú­vi­das so­bre Temer sa­co­dem mer­ca­dos

Mer­ca­do aci­o­ná­rio in­ter­rom­peu ne­gó­ci­os pa­ra con­ter que­da do Ibo­ves­pa, que che­gou a afun­dar mais de 10%

Folha De S.Paulo - - Poder - DANIELLE BRANT

Ban­co Cen­tral fez no­vas in­ter­ven­ções no mer­ca­do de câm­bio pa­ra ten­tar con­ter a al­ta do dó­lar nes­ta quin­ta

A cri­se que atin­giu o pre­si­den­te Mi­chel Temer e cri­ou in­cer­te­zas so­bre o fu­tu­ro das re­for­mas tra­ba­lhis­ta e da Pre­vi­dên­cia fez a Bol­sa bra­si­lei­ra de­sa­bar e re­gis­trar nes­ta quin­ta-fei­ra (18) o seu quin­to pi­or pre­gão nes­te sé­cu­lo.

O mer­ca­do che­gou a es­bo­çar uma re­a­ção du­ran­te a tar­de, após a divulgação de no­tí­ci­as so­bre a pos­si­bi­li­da­de de o pre­si­den­te Mi­chel Temer renunciar, mas a tré­gua du­rou me­nos de uma ho­ra.

Pou­co de­pois, o pro­nun­ci­a­men­to em que Temer de­cla­rou que não re­nun­ci­a­ria, que du­rou cin­co mi­nu­tos, au­men­tou a in­qui­e­ta­ção dos in­ves­ti­do­res e fez as ações caí­rem.

“O mer­ca­do es­pe­ra­va uma re­nún­cia que não veio ou um po­si­ci­o­na­men­to mais con­tun­den­te do pre­si­den­te. Ele fi­cou nes­se dis­cur­so de te­o­ria da cons­pi­ra­ção. Foi um co­mu­ni­ca­do frá­gil e va­go pa­ra o que o mer­ca­do es­pe­ra­va”, dis­se Ál­va­ro Ban­dei­ra, eco­no­mis­ta-che­fe do ho­me bro­ker Mo­dal­mais, do ban­co Mo­dal.

Pa­ra Tony Vol­pon, ex-di­re­tor do Ban­co Cen­tral e eco­no­mis­ta-che­fe do UBS no Bra­sil, a ques­tão a ser re­sol­vi­da é quan­do a atu­al cri­se po­lí­ti­ca te­rá um des­fe­cho. “O ce­ná­rio mais be­nig­no, em nos­sa vi­são, en­vol­ve­ria uma rá­pi­da e de­fi­ni­ti­va re­jei­ção das acu­sa­ções”, es­cre­veu em re­la­tó­rio.

“Um ce­ná­rio me­nos ami­gá­vel pa­ra o mer­ca­do en­vol­ve­ria a re­nún­cia do pre­si­den­te, se­gui­da pe­la es­co­lha de um pre­si­den­te tem­po­rá­rio que man­te­ria a atu­al equi­pe econô­mi­ca e ten­ta­ria re­lan­çar os es­for­ços em prol das pe­diu ex­pli­ca­ções à JBS so­bre no­tí­ci­as de que a em­pre­sa te­ria com­pra­do dó­lar na quar­ta (17), no que po­de­ria con­fi­gu­rar uso de in­for­ma­ção pri­vi­le­gi­a­da. No mes­mo­dia,vi­e­ra­ma­pú­bli­co as gra­va­ções de Jo­es­ley.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.