Folha de S.Paulo

Coleção Folha traz o vozeirão do popular Louis Armstrong

Volume 10 conta a vida do trompetist­a, que fez grande fama também como intérprete

- THALES DE MENEZES Coleção completa (com ou sem caixa) e lotes avulsos

Bem antes da existência da internet e de sua capacidade de rapidament­e tornar uma pessoa popular, o trompetist­a e cantor americano Louis Armstrong (1901-1971) chegou à condição inegável de personalid­ade global.

Em 1965, com as tensões acirradas entre os RUA e o bloco de países alinhados com a URSS, ele fez algo até então impensável. Após um show em Berlim Ocidental, Armstrong foi até o muro que simbolizav­a na cidade alemã a ruptura vigente no mundo.

Os soldados que vigiavam o lado oriental tinham ordens de matar quem tentasse cruzar o muro. Ao vê-lo, ficaram entusiasma­dos. Tão empolgados que pediram autógrafo e deixaram o artista dar uma volta tranquila nas ruas do outro lado do muro.

O episódio inusitado está no décimo volume da Coleção Folha Lendas do Jazz, que vai às bancas no próximo domingo (21). A trajetória de Armstrong impression­a, de garoto pobre a estrela mais popular da história do jazz.

Trompetist­a inventivo, talvez seja mais conhecido por sua voz grave, famosa em canções como “What a Wonderful Word” e “Hello, Dolly!”. Com esta, superou os Beatles na parada americana em 1964, único a fazer isso no auge da invasão do quarteto britânico do outro lado do Atlântico.

Sua imagem bonachona está eternizada como ator em vários filmes de sucesso. “Alta Sociedade”, de 1956, mostra Armstrong ao lado de Bing Crosby, Grace Kelly e Frank Sinatra. Um time dos sonhos.

Livrarias e bancas

A venda não é restrita aos assinantes do jornal. Leitores em geral também podem adquirir pelo telefone, site, bancas ou livrarias

Telefone

(11) 3224-3090 (Grande S. Paulo) 0800 775 8080 (outras localidade­s)

Site

www.folha.com.br/ lendasdoja­zz

SP, RJ, MG e PR

Demais Estados

2. Volumes individuai­s e caixa Todos os Estados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil