Folha de S.Paulo

2011, a guerra civil na Síria já causou a morte de quase 500 mil pessoas.

-

abril, quando o presidente Donald Trump ordenou bombardeio­s contra uma base aérea na Síria após relatos de um ataque químico que deixou mais de 80 mortos no noroeste do país.

Na ocasião, o republican­o responsabi­lizou o regime de Assad pelas mortes. Já o governo sírio negou a autoria desse ataque.

O bombardeio desta quinta-feira não deve mudar o foco dos Estados Unidos, voltado principalm­ente a combater o Estado, e não o regime de Assad.

Sob condição de anonimato, um assessor de inteligênc­ia do governo americano afirmou que a ação envia uma mensagem a milícias apoiadas pelo Irã de que elas não poderão se aproximar da fronteira com o Iraque.

Iniciada em março de ESTADO ISLÂMICO A milícia radical Estado Islâmico atacou nesta quinta (18) vilarejos ao longo da única estrada que liga as cidades de Homs e Aleppo, esta última retomada pelas forças de Assad após meses de um violento conflito com grupos rebeldes.

Segundo o Observatór­io Sírio de Direitos Humanos, ao menos 52 pessoas morreram, das quais 25 eram civis (5 crianças).

A maioria da população nessa área segue uma corrente do xiismo, e por isso são considerad­os infiéis pelo EI, de orientação sunita. Este foi considerad­o o maior ataque da facção contra os civis nessa área.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil