2011, a guerra ci­vil na Sí­ria já cau­sou a mor­te de qua­se 500 mil pes­so­as.

Folha De S.Paulo - - Mundo -

abril, quan­do o pre­si­den­te Do­nald Trump or­de­nou bom­bar­dei­os con­tra uma ba­se aé­rea na Sí­ria após re­la­tos de um ata­que quí­mi­co que dei­xou mais de 80 mor­tos no no­ro­es­te do país.

Na oca­sião, o re­pu­bli­ca­no res­pon­sa­bi­li­zou o re­gi­me de As­sad pe­las mor­tes. Já o go­ver­no sí­rio ne­gou a au­to­ria des­se ata­que.

O bom­bar­deio des­ta quin­ta-fei­ra não de­ve mu­dar o fo­co dos Es­ta­dos Uni­dos, vol­ta­do prin­ci­pal­men­te a com­ba­ter o Es­ta­do, e não o re­gi­me de As­sad.

Sob con­di­ção de ano­ni­ma­to, um as­ses­sor de in­te­li­gên­cia do go­ver­no ame­ri­ca­no afir­mou que a ação en­via uma men­sa­gem a mi­lí­ci­as apoi­a­das pe­lo Irã de que elas não po­de­rão se apro­xi­mar da fron­tei­ra com o Ira­que.

Ini­ci­a­da em mar­ço de ES­TA­DO IS­L­MI­CO A mi­lí­cia ra­di­cal Es­ta­do Is­lâ­mi­co ata­cou nes­ta quin­ta (18) vi­la­re­jos ao lon­go da úni­ca es­tra­da que li­ga as ci­da­des de Homs e Alep­po, es­ta úl­ti­ma re­to­ma­da pe­las for­ças de As­sad após me­ses de um vi­o­len­to con­fli­to com gru­pos re­bel­des.

Se­gun­do o Ob­ser­va­tó­rio Sí­rio de Di­rei­tos Hu­ma­nos, ao me­nos 52 pes­so­as mor­re­ram, das quais 25 eram ci­vis (5 cri­an­ças).

A mai­o­ria da po­pu­la­ção nes­sa área se­gue uma cor­ren­te do xi­is­mo, e por is­so são con­si­de­ra­dos in­fiéis pe­lo EI, de ori­en­ta­ção su­ni­ta. Es­te foi con­si­de­ra­do o mai­or ata­que da fac­ção con­tra os ci­vis nes­sa área.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.