Se­ri­am es­sas.

Folha De S.Paulo - - Mundo -

O pre­si­den­te dos EUA, Do­nald Trump, usou pa­la­vras mui­to du­ras pa­ra de­fi­nir a si­tu­a­ção atu­al da Ve­ne­zu­e­la, que con­si­de­ra ser atu­al­men­te “uma desgraça”.

Em en­con­tro com seu ho­mó­lo­go co­lom­bi­a­no, Juan Ma­nu­el San­tos, nes­ta quin­ta (18) em Washing­ton, Trump de­cla­rou ser inex­pli­cá­vel que um país “que era tão ri­co che­gas­se nes­sa si­tu­a­ção”.

E emen­dou, so­bre seu pre­si­den­te, Ni­co­lás Ma­du­ro: “a Ve­ne­zu­e­la es­tá em más mãos, es­pe­ra­mos que is­so mu­de”.

Mais ce­do, ha­via si­do di­vul­ga­do que os EUA ava­li­am di­vul­gar um pa­co­te de san­ções ao país ca­ri­be­nho por vi­o­la­ção aos di­rei­tos hu­ma­nos.

Na con­ver­sa com San­tos, Trump dis­se que fo­ram dis­cu­ti­dos me­ca­nis­mos que po­de­ri­am ser usa­dos pa­ra evi­tar o “re­tro­ces­so de­mo­crá­ti­co” ve­ne­zu­e­la­no. Ele, po­rém, não deu de­ta­lhes de que ini­ci­a­ti­vas TRÁ­FI­CO DE DRO­GAS O com­ba­te ao trá­fi­co de dro­gas foi ou­tro dos te­mas abor­da­dos. Trump se dis­se pre­o­cu­pa­do com o au­men­to da área de pro­du­ção de co­ca na Colôm­bia, que pra­ti­ca­men­te do­brou em dois anos, mas se mos­trou sa­tis­fei­to com a res­pos­ta de San­tos.

O pre­si­den­te co­lom­bi­a­no dis­se que o “acor­do de paz com as Farc (For­ças Ar­ma­das Re­vo­lu­ci­o­ná­ri­as da Colôm­bia) per­mi­tiu que o go­ver­no se apro­xi­mas­se dos cul­ti­vos e, as­sim, pro­por um pro­gra­ma de subs­ti­tui­ção de pro­du­ção aos cam­po­ne­ses”.

Acres­cen­tou, ain­da, que con­ti­nua o pro­ces­so de er­ra­di­ca­ção ma­nu­al. O mé­to­do é mui­to cri­ti­ca­do pe­la opo­si­ção co­lom­bi­a­na, prin­ci­pal­men­te por Ál­va­ro Uri­be, que o con­si­de­ra len­to e ine­fi­caz.

O ex-pre­si­den­te de­fen­de o re­tor­no da fu­mi­ga­ção aé­rea, pro­ce­di­men­to in­ter­rom­pi­do por San­tos no ano pas­sa­do de­vi­do aos da­nos à saú­de dos agri­cul­to­res da re­gião pro­vo­ca­dos pe­lo pro­du­to quí­mi­co usa­do na des­trui­ção.

Al­guns re­pu­bli­ca­nos con­cor­dam com Uri­be. O se­na­dor Mar­co Ru­bio con­si­de­ra que a aju­da dos EUA pa­ra a im­ple­men­ta­ção do acor­do de paz de­ve­ria ser atre­la­da ao com­pro­mis­so pe­la re­du­ção da pro­du­ção de co­caí­na.

Mes­mo as­sim, o Con­gres­so apro­vou o en­vio de US$ 450 mi­lhões pa­ra o pla­no, cha­ma­do de Paz Colôm­bia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.