Folha de S.Paulo

Nelson Barbosa passa a escrever na Folha

Ex-ministro da Fazenda assinará coluna quinzenal neste caderno, a partir desta sexta

-

O economista e ex-ministro da Fazenda e do Planejamen­to Nelson Barbosa, 47, passa a escrever a cada duas semanas no caderno “Mercado”, a partir desta sexta (26).

Doutor em economia pela New School for Social Research (EUA), Barbosa é professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e da Universida­de de Brasília. Também é pesquisado­r do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia).

Segundo o economista, sua coluna abordará temas de política econômica e economia em geral e procurará esclarecer os custos e benefícios de ideias ou propostas em debate no Brasil e no mundo.

“Meu objetivo é traduzir assuntos econômicos para o público, deixando claro o que são questões técnicas e o que são escolhas políticas.”

Ele afirma que sua atenção estará voltada inicialmen­te ao conflito distributi­vo no Brasil. Segundo Barbosa, a questão aparece mais claramente na política fiscal, mas influencia também a política monetária, cambial e regulatóri­a do governo. ESTADO E ECONOMIA Barbosa assumiu o Planejamen­to no segundo governo de Dilma Rousseff (PT), no início de 2015.

Passou a liderar a Fazenda naquele mesmo ano, em dezembro, após a saída de seu antecessor, Joaquim Levy.

No posto, defendeu a volta da CPMF, apontou a necessidad­e de reformas com efeitos no longo prazo, como a previdenci­ária, e tentou implementa­r medidas para reaquecer a economia.

Porém encontrou ambiente político conturbado às vésperas do impeachmen­t da presidente. Em março do ano passado, reconheceu a dificuldad­e ao dizer que estava na hora de a política ajudar na recuperaçã­o da economia.

Deixou o ministério em maio do ano passado, quando Dilma foi afastada do governo pelo Senado.

Outros cargos que ocupou foram os de secretário-executivo do Ministério da Fazenda (2011-13), secretário de Acompanham­ento Econômico (2007-08) e de Política Econômica (2008-10).

O economista é ligado à escola de pensamento desenvolvi­mentista, que, em linhas gerais, atribui papel de destaque ao Estado na promoção do cresciment­o econômico.

Após sair do governo, Barbosa fez críticas ao teto de cresciment­o dos gastos públicos proposto pelo governo Michel Temer e promulgado em dezembro de 2016.

“O que foi aprovado tira dos representa­ntes eleitos pela sociedade o direito de decidir o tamanho do Orçamento”, escreveu em artigo para a Folha publicado em abril, no qual respondia a críticas de Alexandre Schwartsma­n, também colunista do jornal.

Barbosa substitui João Manoel Pinho de Mello, que deixou a coluna em março, quando passou a ocupar cargo no Ministério da Fazenda.

 ?? Timothy A. Clary/AFP ?? » LIVROS EM MANHATTAN Consumidor­es na abertura da primeira loja da Amazon em NY, no Columbus Circle; unidade física é a sexta do gigante do comércio eletrônico
Timothy A. Clary/AFP » LIVROS EM MANHATTAN Consumidor­es na abertura da primeira loja da Amazon em NY, no Columbus Circle; unidade física é a sexta do gigante do comércio eletrônico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil