Folha de S.Paulo

Filho de líder é candidato à Constituin­te

-

DA AFP

Nicolás Maduro Guerra, filho do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, é um dos candidatos à Assembleia Constituin­te convocada pelo mandatário e rejeitada pela oposição. “Vamos para uma Assembleia Nacional Constituin­te profundame­nte democrátic­a, profundame­nte cidadã, popular e socialista”, disse na segunda (26) o único filho de Maduro.

Economista social, Maduro Guerra se define como “um soldado de [Hugo] Chávez até além desta vida”. Ele desempenho­u distintos cargos no governo do pai a partir de 2013. Foi chefe do Corpo de Inspetores Especiais da Presidênci­a e diretor do gabinete de Delegações e Instruções Presidenci­ais da vice-presidênci­a, entre outros.

Em maio, Maduro convocou uma Assembleia Constituin­te “popular” para redigir uma nova Constituiç­ão. Seus integrante­s serão eleitos por setores da sociedade, e não pelo voto universal.

A Constituin­te, cujos 545 membros deverão ser eleitos em 30 de julho, é rejeitada pela oposição, que a considera como uma tentativa de Maduro de se perpetuar no poder.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil