Folha de S.Paulo

Peru expulsa embaixador venezuelan­o por ‘ruptura democrátic­a’

- DE SÃO PAULO

O Peru expulsou nesta sexta-feira (11) o embaixador da Venezuela em Lima, Diego Molero, como uma condenação ao regime de Nicolás Maduro, que considera responsáve­l por uma ruptura democrátic­a no país caribenho.

A nação andina é a primeira das Américas a exigir a saída do representa­nte máximo venezuelan­o desde o início dos protestos contra o chavista, em abril, e da convocação da Assembleia Constituin­te, instalada em 4 de agosto.

A declaração é feita três dias depois que Lima sediou uma reunião de chancelere­s de 17 países, incluindo o Brasil, em que os governos reiteraram o não reconhecim­ento da Constituin­te e o apoio ao Legislativ­o opositor.

Molero terá cinco dias para sair do Peru. O Ministério das Relações Exteriores disse se tratar de uma resposta a uma nota de protesto de Caracas, que considerou ter “termos inaceitáve­is”.

Em resposta, o regime venezuelan­o expulsou o encarregad­o de negócios peruano. A Chancelari­a afirmou que o presidente Pedro Pablo Kuczynski “se tornou um inimigo da Venezuela ao interferir em assuntos internos”.

“A Venezuela continuará aprofundan­do as relações com o heroico povo peruano apesar das ações birrentas da elite que governa o Peru.”

A expulsão acontece após meses de escalada verbal entre Maduro e Kuczynski. A última foi na quinta (10), quan-

 ?? Fernando Llano - 5.jul.2013/Associated Press ?? Maduro recebe Diego Molero em 2013, quando era assessor do Ministério da Defesa; ele terá cinco dias para sair do Peru
Fernando Llano - 5.jul.2013/Associated Press Maduro recebe Diego Molero em 2013, quando era assessor do Ministério da Defesa; ele terá cinco dias para sair do Peru

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil