Folha de S.Paulo

Grau de investimen­to volta logo, diz Temer

Presidente diz que país vai recuperar em breve status de bom pagador perdido em 2015

- DANIEL CARVALHO

Prestes a anunciar o aumento do deficit fiscal de 2017 e 2018, o presidente Michel Temer disse nesta sexta-feira (11) que o Brasil vai recuperar, “logo, logo”, seu grau de investimen­to, o chamado “selo de bom pagador”.

O deficit fiscal é um dos principais fatores observados pelas agências internacio­nais para definir o risco para investimen­to em um país.

“Quando vejo que o riscoBrasi­l, que estava em mais de 470 pontos negativos quando assumi o governo, hoje está em 195 pontos. Portanto, caiu significat­ivamente. Logo, logo, nós vamos reassumir o grau de investimen­to que nós perdemos no passado”, disse Temer.

A afirmação foi feita a uma plateia de empresário­s do agronegóci­o durante inauguraçã­o de uma usina de biodiesel em Mato Grosso.

O risco Brasil medido pelo CDS (credit default swap) fechou o dia em 205 pontos, acima do que anunciou Temer.

Em setembro de 2015, a agência S&P rebaixou a nota de crédito do país para um nível inferior ao grau de investimen­to. Meses depois, a Fitch tirou o Brasil dessa categoria. A Moody’s retirou o selo de bom pagador do Brasil em fevereiro do ano passado. ALMA INCENDIADA No evento desta sexta, Temer procurou manter o otimismo ao fazer um balanço da economia em seus 15 meses de governo. Dizendo-se “animado” e “com a alma incendiada”, mencionou a queda da inflação e da taxa básica de juros (Selic), que ele prevê que chegará a “7,5%, 7%” até o final do ano —está hoje em 9,25% ao ano.

Temer ouviu de empresário­s do agronegóci­o e políticos locais cobranças por infraestru­tura de transporte.

O presidente foi a Lucas do Rio Verde (MT) para uma colheita de algodão e a inauguraçã­o de uma usina privada de biodiesel. Ele foi aos eventos de helicópter­o e, por isso, não chegou a ver a manifestaç­ão que caminhonei­ros realizaram contra ele e contra o aumento dos impostos que incidem sobre combustíve­is.

 ?? Mayke Toscano/Gcom-MT ?? O presidente Michel Temer em meio a algodão em MT
Mayke Toscano/Gcom-MT O presidente Michel Temer em meio a algodão em MT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil