A ba­ta­lha si­len­ci­o­sa en­tre pa­dri­nho po­lí­ti­co e sua cria

Folha De S.Paulo - - Poder - THAIS BILENKY

DE SÃO PAU­LO

Em Cu­ri­ti­ba, na se­ma­na pas­sa­da, o pre­fei­to pau­lis­ta­no João Do­ria (PSDB) ou­viu o go­ver­na­dor do Pa­ra­ná, Be­to Ri­cha (PSDB), di­zer que “es­pe­ra que, em bre­ve, ele co­lo­que o es­ti­lo em­pre­sa­ri­al de go­ver­nar em todo o país”.

Ali­a­dos seus, en­tu­si­as­ma­dos com even­tu­al cam­pa­nha nacional, pro­cu­ra­ram sa­ber o pa­ra­dei­ro do go­ver­na­dor de São Pau­lo, Ge­ral­do Alck­min (PSDB), que pre­ten­de dis­pu­tar a Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca em 2018.

Es­ta­va na pe­que­na Mon­te Mor (55 mil ha­bi­tan­tes), no in­te­ri­or pau­lis­ta, on­de ele gra­va­va ví­deo ao la­do de uma be­ne­fi­ciá­ria de pro­gra­ma de ha­bi­ta­ção do governo.

Faz par­te de sua ro­ti­na. Des­de 2011, dos 645 mu­ni­cí­pi­os pau­lis­tas, o go­ver­na­dor não vi­si­tou ain­da ape­nas 17.

As viagens pa­ra fo­ra do Es­ta­do fo­ram me­nos nu­me­ro­sas: no­ve nes­te ano. Mas a ten­dên­cia é es­se nú­me­ro au­men­tar em bre­ve.

Não à toa, o dis­cur­so en­sai­a­do por Alck­min pa­ra 2018 é o da en­tre­ga e da ex­pe­ri­ên­cia, um con­tra­pon­to à on­da do “no­vo” e do an­ti­po­lí­ti­co.

A ideia da equi­pe do go­ver­na­dor é que ele vá à re­gião Nor­des­te em bre­ve e per­cor­ra o in­te­ri­or do Pa­rá até a fron­tei­ra com o Mato Gros­so —ro­tei­ro que ele já adi­ou uma vez.

Já Do­ria tem pla­nos de apor­tar em Pal­mas (TO), Na­tal (RN) e For­ta­le­za (CE) só na pró­xi­ma se­ma­na.

De­pois, de­ve ir a Vi­la Ve­lha (ES) e Cam­pi­na Gran­de (PB), em se­tem­bro, e ain­da com­pa­re­cer ao po­pu­lar Cí­rio de Na­za­ré em Be­lém (PA) em ou­tu­bro, en­tre pos­sí­veis ou­tras pa­ra­das.

O pre­fei­to pau­lis­ta­no usa seu ja­to par­ti­cu­lar pa­ra se trans­por­tar.

Alck­min vai de avião de car­rei­ra, cu­ja pas­sa­gem é cus­te­a­da pe­lo Es­ta­do pau­lis­ta — ele tem em to­das as viagens uma agen­da ofi­ci­al co­mo go­ver­na­dor.

Ca­da um a seu es­ti­lo, os dois po­ten­ci­ais pre­si­den­ciá­veis do PSDB ro­dam o país e pre­ten­dem in­ten­si­fi­car a agen­da nacional em uma es­pé­cie de de­mons­tra­ção de for­ça tá­ci­ta com vis­tas à elei­ção de 2018. ACASALAMENTO Pró­xi­mas pa­ra­das de Do­ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.