Crise po­lí­ti­ca no Bra­sil im­pe­diu vi­si­ta de Ne­tanyahu, afir­ma em­bai­xa­dor

Folha De S.Paulo - - Mundo - LEANDRO COLON

O em­bai­xa­dor de Is­ra­el, Yos­si Shel­ley, 59, afir­ma que a crise po­lí­ti­ca no Bra­sil im­pe­diu a vi­si­ta do pri­mei­ro-mi­nis­tro Binya­min Ne­tanyahu ao país em se­tem­bro em vi­a­gem à Amé­ri­ca La­ti­na. Di­an­te da in­cer­te­za so­bre a per­ma­nên­cia de Mi­chel Te­mer na Pre­si­dên­cia, o pre­miê op­tou por ir ao Mé­xi­co e à Ar­gen­ti­na.

Em en­tre­vis­ta à Fo­lha, Shel­ley mi­ni­mi­za a crise com o Bra­sil em 2015, após a re­cu­sa por Dil­ma Rous­seff da in­di­ca­ção de Da­ni Dayan pa­ra em­bai­xa­dor de Is­ra­el. Ele li­de­rou co­lo­nos is­ra­e­len­ses na Cis­jor­dâ­nia e em Je­ru­sa­lém Ori­en­tal. Os go­ver­nos do PT eram con­tra a po­lí­ti­ca de ocu­pa­ção de ter­ri­tó­ri­os pa­les­ti­nos.

Shel­ley che­gou em mar­ço ao Bra­sil. Em­pre­sá­rio e ami­go de Ne­tanyahu, ele não tem car­rei­ra di­plo­má­ti­ca. Fo­lha - Bra­sil e Is­ra­el pas­sa­ram por um in­ci­den­te com a re­cu­sa da in­di­ca­ção de Da­ni Dayan. Co­mo o sr. com­pa­ra­ria a re­la­ção na­que­le pe­río­do com o mo­men­to atu­al?

Yos­si Shel­ley - É um as­sun­to pe­que­no. Dil­ma e Lu­la eram, na ver­da­de, con­tra o Es­ta­do de Is­ra­el. Va­mos olhar pa­ra fren­te. Hoje a re­la­ção é boa. Acre­di­to que o pre­si­den- Co­mo tem vis­to es­sa instabilidade so­bre a per­ma­nên­cia ou não do pre­si­den­te Te­mer?

O em­bai­xa­dor de Is­ra­el em Brasília, Yos­si Shel­ley

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.