Xi pe­de que Trump não exal­te Pyongyang

Chi­na quer con­ter crise nor­te-co­ra­na

Folha De S.Paulo - - Mundo -

An­te a es­ca­la­da en­tre EUA e Co­reia do Nor­te, o líder chinês, Xi Jinping, pe­diu em te­le­fo­ne­ma nes­te sá­ba­do (12) ao pre­si­den­te ame­ri­ca­no, Do­nald Trump, que evi­te “pa­la­vras e atos” que exa­cer­bem a ten­são na pe­nín­su­la Co­re­a­na, informou a TV es­ta­tal chi­ne­sa.

Trump tem dito de for­ma re­cor­ren­te que Pe­quim pre­ci­sa au­xi­li­ar os EUA a con­te­rem as am­bi­ções nu­cle­a­res e bé­li­cas da Co­reia do Nor­te, ali­a­da chi­ne­sa.

No diá­lo­go, Xi exor­tou to­das as par­tes a “dar pro­vas de mo­de­ra­ção” e a “man­ter um ru­mo ge­ral de diá­lo­go, ne­go­ci­a­ções e acor­do po­lí­ti­co”, dis­se a CCTV. Se­gun­do o líder chinês, seu país com­par­ti­lha com os EUA “o interesse de li­vrar a pe­nín­su­la de ar­mas nu­cle­a­res e man­ter a paz e a es­ta­bi­li­da­de” na re­gião.

Trump res­pon­deu que “as re­la­ções en­tre Chi­na e EUA es­tão em es­tá­gio de bom de­sen­vol­vi­men­to, e ain­da po­dem me­lho­rar”.

A Ca­sa Bran­ca con­fir­mou que na con­ver­sa os dois lí­de­res “re­a­fir­ma­ram o com­pro­mis­so em man­ter a pe­nín­su­la Co­re­a­na li­vre de ar­mas nu­cle­a­res”.

No mes­mo co­mu­ni­ca­do, a Pre­si­dên­cia ame­ri­ca­na diz que Trump re­a­fir­mou ao go­ver­na­dor de Guam, Ed­die Cal­vo, que as “for­ças ame­ri­ca­nas es­tão pre­pa­ra­das pa­ra ga­ran­tir a se­gu­ran­ça da po­pu­la­ção lo­cal e dos EUA co­mo um todo”.

A ilha no Pa­cí­fi­co, que foi ci­ta­da pe­lo re­gi­me nor­te-co­re­a­no co­mo pos­sí­vel al­vo de ata­que, é ter­ri­tó­rio ame­ri­ca­no e abri­ga uma ba­se mi­li­tar dos EUA.

Na sex­ta (11), Trump ad­ver­ti­ra que se a Co­reia do Nor­te “fi­zer al­go em re­la­ção a Guam ou a qual­quer ou­tro ter­ri­tó­rio ou ali­a­do ame­ri­ca­no, vai se ar­re­pen­der de ver­da­de e rá­pi­do” e dis­se que “so­lu­ções mi­li­ta­res es­tão en­ga­ti­lha­das ca­so a Co­reia do Nor­te aja de for­ma im­pru­den­te”.

Pyongyang re­a­li­zou com su­ces­so em ju­lho dois tes­tes de mís­seis ba­lís­ti­cos in­ter­con­ti­nen­tais e, se­gun­do reportagem do jor­nal “Washing­ton Post” ci­tan­do fon­tes na De­fe­sa ame­ri­ca­na, já con­se­guiu cri­ar uma ogi­va nu­cle­ar pe­que­na o su­fi­ci­en­te pa­ra ca­ber em um de seus mís­seis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.