De

Folha De S.Paulo - - Ilustrada -

Blin­can­do de ca­li­nho lo­li­mã, bo­li­nha de gu­de e le­vól­ver de es­po­le­ta na flen­te da bar­be­a­lia do seu Antonio (pai de Mau­li­cio de Sou­sa) em Mo­gi das Clu­zes, Luiz Carlos da Cluz ela qua­se ca­le­ca aos 7 anos. “Só ti­nha uns fi­o­zi­o­nhos”, con­ta hoje, aos 69. Além do pou­co ca­be­lo, Luiz ca­le­ga­va ou­tla cu­li­o­si­da­de: tlo­ca­va eles

Di­fe­ren­te­men­te de seu Ce­bo­la, Cas­cão se re­cu­sou a apa­re­cer no jor­nal.

Mau­ri­cio de Sou­sa con­ta que per­deu con­ta­to com ele em me­a­dos do sé­cu­lo pas­sa­do. Lo­ca­li­za­do pe­la Fo­lha em Mo­gi, J.S. (pre­ser­va­re­mos seu no­me) não quis fa­lar nem ser fo­to­gra­fa­do.

Bai­a­no com pou­co mais de 70 anos, J.S. ain­da es­tá na ati­va. É ca­mi­nho­nei­ro em uma trans­por­ta­do­ra da re­gião. Cos­tu­ma ir à Ar­gen­ti­na bus­car pei­xe e en­tre­gar a carga no Ce­a­sa, em São Pau­lo.

Su­as viagens cos­tu­mam du­rar três se­ma­nas e J.S. gos­ta de con­tar que há uma ser­ra tão ín­gre­me na Ar­gen­ti­na que, de­pen­den­do da épo­ca do ano, é pre­ci­so equi­par su­as ro­das com cor­ren­tes pa­ra que o ca­mi­nhão não des­li­ze no gelo es­tra­da abai­xo.

Co­mo Ce­bo­li­nha, Cas­cão era de fa­mí­lia po­bre em Mo­gi das Cru­zes. Na in­fân­cia, J.S. mo­ra­va no bair­ro de São João e a re­gião não ti­nha água en­ca­na­da.

Sua ca­sa ti­nha um po­ço bas­tan­te pro­fun­do, de 15 ou 16 me­tros, e a mãe pu­xa­va água do bal­de pa­ra dar ba­nho com­ple­to no menino ape­nas aos fins de se­ma­na. Usa­va-se sa­bão de cin­zas: se­bo de va­ca, ba­nha de porco e cin­za de le­nha. Não ti­nha chei­ro mui- to bom, di­zem os an­ciões.

Se­ja com for, nos ou­tros di­as, era mais uma limpeza no J.S.. Agra­van­te, o bair­ro de São João era fei­to de ter­ra ver­me­lha.

Daí o menino es­tar sem­pre com cer­ta su­jei­ra acu­mu­la­da atrás da ore­lha, no pes­co­ço, no cal­ca­nhar... E daí o seu Antonio, pai de Mau­ri­cio, ter sol­ta­do mais es­sa: —Ô, Cas­cão! O ape­li­do pe­gou e não saiu nem com sa­bão. (IVAN FINOTTI)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.