MU­LHE­RES NA LI­TE­RA­TU­RA

No­va Co­le­ção Fo­lha, que che­ga às ban­cas no pró­xi­mo do­min­go (20), par­te do pon­to de vis­ta de 30 es­cri­to­ras bra­si­lei­ras e es­tran­gei­ras pa­ra abor­dar todo o con­jun­to da ex­pe­ri­ên­cia hu­ma­na

Folha De S.Paulo - - Ilustrada - AMANDA LUZ

FO­LHA

A Fo­lha le­va às ban­cas a Co­le­ção Fo­lha Mu­lhe­res na Li­te­ra­tu­ra a par­tir do pró­xi­mo do­min­go (20/8). São 30 li­vros, es­cri­tos por gran­des au­to­ras, que che­gam ao pú­bli­co em meio ao mo­vi­men­to atu­al pa­ra dar mais des­ta­que à mu­lher em to­dos os se­to­res da in­dús­tria do li­vro.

“Há sem dú­vi­da de­man­da por um olhar mais aten­to pa­ra a pro­du­ção de di­fe­ren­tes gru­pos que fi­ca­ram obs­cu­re­ci­dos ao lon­go da his­tó­ria e que aten­dem ao cri­té­rio de qua­li­da­de li­te­rá­ria de su­as obras”, diz Ma­nu­el da Cos­ta Pinto, crí­ti­co li­te­rá­rio, co­lu­nis­ta da Fo­lha e cu­ra­dor da co­le­ção.

A co­le­ção vai re­fle­tir o pon­to de vis­ta fe­mi­ni­no no melhor da pro­du­ção li­te­rá­ria mun­di­al em clás­si­cos es­cri­tos por au­to­ras co­mo Ja­ne Aus­ten, Emily Brontë e Ra­chel de Qu­ei­roz, e em best-sel­lers de Isa­bel Al­len­de e Agatha Ch­ris­tie.

Ques­tões co­mo a de­si­gual­da­de de gê­ne­ro e a con­di­ção de ser mu­lher no mundo es­tão pre­sen­tes na co­le­ção pe­lo pró­prio lu­gar de vi­vên­cia das es­cri­to­ras. Mas os li­vros se­le­ci­o­na­dos não se li­mi­tam, no en­tan­to, à con­di­ção da ex­pe­ri­ên­cia fe­mi­ni­na nem se des­ti­nam ape­nas às lei­to­ras.

“A au­to­ra es­cre­ve­rá a par­tir do pon­to de vis­ta de on­de con­tem­pla o mundo, mas obras de va­lor li­te­rá­rio par­tem da con­di­ção in­di­vi­du­al e re­fle­tem todo o con­jun­to da ex­pe­ri­ên­cia hu­ma­na”, afir­ma Cos­ta Pinto.

É o ca­so de Ma­da­me de La Fayet­te, uma das pi­o­nei­ras do romance que, na Fran­ça do sé­cu­lo 17, re­tra­tou res­tri­ções so­ci­ais im­pos­tas pe­lo ca­sa­men­to e o adul­té­rio co­mo pa­no de fun­do pa­ra dis­cu­tir a au­to­no­mia do indivíduo fren­te às pai­xões.

Tam­bém se no­ta a ques­tão da au­to­no­mia do su­jei­to, mas sob o viés po­lí­ti­co, no li­vro “De­pres­sões”, da ro­me­na Her­ta Mül­ler, ven­ce­do­ra do Prê­mio No­bel de Li­te­ra­tu­ra em 2009.

Si­mo­ne de Be­au­voir e Vir­gi­nia Wo­olf tam­bém es­tão pre­sen­tes na co­le­ção e tra­zem ques­tões in­trín­se­cas à con­di­ção so­bre ser mu­lher no mundo, ao la­do de ou­tros no­mes me­nos co­nhe­ci­dos, co­mo a ame­ri­ca­na de ori­gem ben­ga­li Jhum­pa Lahi­ri e a in­di­a­na Th­rity Um­ri­gar.

As du­as úl­ti­mas “tra­zem re­fe­rên­ci­as ét­ni­cas e cul­tu­rais que as­so­ci­am a con­di­ção fe­mi­ni­na a con­tex­tos de pro­fun­da de­si­gual­da­de so­ci­al”, diz o cu­ra­dor da co­le­ção.

Em lín­gua portuguesa, o olhar de­sa­fi­a­dor so­bre a re­a­li­da­de par­te de au­to­ras co­mo Né­li­da Piñon (a pri­mei­ra a pre­si­dir a Academia Bra­si­lei­ra de Le­tras), Lya Luft e Ma­ria Ade­lai­de Ama­ral, além da portuguesa Flor­be­la Es­pan­ca.

Es­ta re­pre­sen­ta com ex­ce­lên­cia a po­e­sia na co­le­ção, ao la­do da ame­ri­ca­na Emily Dic­kin­son, que es­ta­rá en­tre os dois vo­lu­mes de es­treia da no­va co­le­ção.

Em seu lan­ça­men­to, a Co­le­ção Fo­lha Mu­lhe­res na Li­te­ra­tu­ra traz du­as obras: “Per­to do Co­ra­ção Sel­va­gem”, de Cla­ri­ce Lis­pec­tor e “Po­e­mas Es­co­lhi­dos”, de Dic­kin­son.

“Am­bas apon­tam sim­bo­li­ca­men­te pa­ra di­fe­ren­tes re­gis­tros que a co­le­ção con­tem­pla. Uma po­e­ta que per­ten­ce ao câ­no­ne da li­te­ra­tu­ra oci­den­tal e uma pro­sa­do­ra bra­si­lei­ra que, por es­cre­ver em por­tu­guês, só re­cen­te­men­te atin­giu o mes­mo sta­tus de pres­tí­gio mun­di­al”, diz Cos­ta Pinto.

Au­to­ra Cla­ri­ce Lis­pec­tor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.