Folha de S.Paulo

Câmara pode votar novo Refis nesta quarta

-

BRASÍLIA

Depois de semanas de negociação, o governo conseguiu fechar um acordo com a maior parte dos líderes partidário­s sobre o texto do novo Refis, programa de refinancia­mento de dívidas tributária­s. A proposta pode ser votada nesta quarta (13) pela Câmara.

A equipe econômica aceitou conceder desconto de 70% sobre a multa e de 90% sobre juros para devedores que quitarem seus débitos à vista. As dívidas pagas em 145 meses terão desconto de 50% na multa e 80% sobre juros. O desconto para pagamentos feitos em 175 meses será menor, de 25% sobre a multa e de 50% sobre os juros.

O governo tenta acelerar a votação da medida provisória do Refis e evitar que a tramitação do texto seja travada pela provável apresentaç­ão de uma denúncia da PGR (Procurador­ia-Geral da República) contra o presidente Michel Temer —o que deve ocorrer ainda nesta semana.

A votação do Refis nesta quarta, entretanto, depende também do avanço da reforma política, que é considerad­o prioridade pelos líderes da base aliada.

Pela manhã, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se mostrou otimista com o acordo e afirmou que a ideia é que se chegue a uma proposta que preserve a arrecadaçã­o e, ao mesmo tempo, passe a mensagem de que a melhor solução é pagar impostos em dia.

Neste formato, o Refis pode gerar uma arrecadaçã­o extraordin­ária de cerca de R$ 8 bilhões neste ano. O governo conta com o dinheiro para cumprir a meta de deficit de R$ 159 bilhões para 2017.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil