Folha de S.Paulo

Indie 17 inaugura temporada de festivais

Desta quarta até 20/9, CineSesc e Itaú têm exibição de 44 filmes de 15 países; na lista, 16 inéditos e clássicos restaurado­s

- INÁCIO ARAUJO

Com perspectiv­a centrada nos Estados Unidos e na Europa, nenhuma produção brasileira está presente FOLHA

Com o Indie 17 se abre a temporada de festivais internacio­nais, que terá sequência com o Festival do Rio e a Mostra de São Paulo. O Indie é mais modesto: trará apenas 16 novos filmes, o que não significa que seja, no conjunto, menos relevante.

Logo de cara vem “Na Praia à Noite Sozinha” (leia crítica abaixo), obra de um dos mais relevantes diretores de cinema da atualidade, o coreano Hong Sang-soo. A seu lado chegam “Antes que Tudo Desapareça”, do japonês Kiyoshi Kurosawa, e “Colo”, de Teresa Villaverde, nomes conhecidos do circuito de festivais, e “Western”, da alemã Valeska Grisebach.

Alguns trabalhos menos conhecidos, ou de jovens diretores, chamam a atenção, como o francês “O Parque”, filme do ano passado de Damien Manivel, que recebeu ótimas críticas em seu país.

Ou ainda “Spell Reel”, que chega da Guiné-Bissau e relata o encontro, em 1911, de uma caixa com negativos em estado deplorável do filme que marcaria o nascimento do cinema no jovem país africano. “Spell Reel” surge da justaposiç­ão de imagens da época e das feitas recentemen­te.

Daí por diante entramos no território das chamadas “apostas”: filmes de autores

As indicações do crítico da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil