Pre­si­den­te pede à ba­se que não fi­que em si­lên­cio

Folha De S.Paulo - - Poder -

O pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ro­dri­go Ja­not, con­cluiu nes­ta quar­ta-fei­ra (13) a no­va de­nún­cia con­tra o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer.

A Fo­lha apu­rou que o pe­e­me­de­bis­ta será acu­sa­do dos cri­mes de or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa e obs­tru­ção de Jus­ti­ça.

A pe­ça tem de mais de 200 pá­gi­nas e a pre­vi­são é que se­ja apre­sen­ta­da até o fim da tar­de des­ta quin­ta-fei­ra (14) ao STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral).

Além do pre­si­den­te, Ja­not ci­ta­rá a cúpula do PMDB da Câ­ma­ra, al­vo do re­la­tó­rio da Po­lí­cia Fe­de­ral en­tre­gue ao Su­pre­mo na se­gun­da (12).

O do­cu­men­to da PGR tem co­mo ba­se as de­la­ções de exe­cu­ti­vos da JBS e do cor­re­tor de va­lo­res Lú­cio Fu­na­ro, que te­ve de­la­ção pre­mi­a­da ho­mo­lo­ga­da.

De acor­do com pes­so­as pró­xi­mas às in­ves­ti­ga­ções, as acu­sa­ções con­tra Te­mer fo­ram for­ta­le­ci­das com da­dos for­ne­ci­dos por Fu­na­ro à Pro­cu­ra­do­ria.

Es­ta é a se­gun­da de­nún­cia con­tra o pe­e­me­de­bis­ta apre­sen­ta­da por Ja­not com ba­se na de­la­ção de exe­cu­ti­vos da JBS, ho­je pivô de uma cri­se que le­vou dois co­la­bo­ra­do­res, Jo­es­ley Ba­tis­ta e Ri­car­do Saud, à pri­são.

A co­la­bo­ra­ção de am­bos foi sus­pen­sa pe­lo mi­nis­tro Ed­son Fa­chin, re­la­tor do ca­so no Su­pre­mo, mas Ja­not já de­cla­rou que is­so não in­va­li­da as pro­vas ob­ti­das.

O cri­me de obs­tru­ção de Jus­ti­ça é ca­rac­te­ri­za­do pe­la PGR no epi­só­dio em que Te­mer, se­gun­do Ja­not, deu aval pa­ra Jo­es­ley com­prar o si­lên­cio de Fu­na­ro e Edu­ar­do Cu­nha, am­bos pre­sos pe­la Lava Jato.

A or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa es­ta­ria na atu­a­ção do que foi cha­ma­do de “quadrilha do PMDB da Câ­ma­ra”. A PF apon­ta Te­mer co­mo ten­do o “po­der de de­ci­são” no gru­po.

O pre­si­den­te ne­ga as acu­sa­ções. A pri­mei­ra de­nún­cia, por cor­rup­ção pas­si­va, foi bar­ra­da no iní­cio de agos­to pe­la Câ­ma­ra.

A no­va acu­sa­ção de­ve ser sub­me­ti­da no­va­men­te aos deputados. Por de­ter­mi­na­ção da Cons­ti­tui­ção, o ca­so só será ana­li­sa­do pe­lo STF se ao me­nos 342 par­la­men­ta­res con­cor­da­rem. Ca­so con­trá­rio, o pro­ces­so é sus­pen­so até que Te­mer dei­xe a pre­si­dên­cia.

A de­nún­cia po­de de­mo­rar pa­ra ser en­vi­a­da à Câ­ma­ra por­que o Su­pre­mo sus­pen­deu nes­ta quar­ta a dis­cus­são so­bre a va­li­da­de das pro­vas da de­la­ção da JBS em meio ao epi­só­dio do de­ba­te so­bre a sus­pen­são da de­la­ção.

A no­va acu­sa­ção con­tra Te­mer che­ga­rá num mo­men­to em que o acor­do de co­la­bo­ra­ção da JBS foi co­lo­ca­do em xe­que. CEN­TRO DA CRI­SE O cen­tro da cri­se é uma gra­va­ção, da­ta­da de 17 de mar­ço, em que Jo­es­ley Ba­tis­ta, do­no da JBS, e o exe­cu­ti­vo Ri­car­do Saud in­di­cam pos­sí­vel atu­a­ção de Mar­cel­lo Mil­ler no acor­do de de­la­ção qu­an­do ain­da era pro­cu­ra­dor —ele dei­xou o car­go ofi­ci­al­men­te em 5 de abril. O áu­dio foi en­tre­gue pe­los de­la­to­res no dia 31 de agos­to.

Pa­ra a equi­pe de Ja­not, hou­ve pa­ten­te des­cum­pri­men­to de dois pon­tos de uma cláu­su­la do acor­do de de­la­ção que tra­tam de omis­são de má-fé, o que jus­ti­fi­ca­ria re­ver os be­ne­fí­ci­os. PRES­SÃO Jo­es­ley ale­ga que foi apre­sen­ta­do a Mil­ler por Fran­cis­co de Assis e Sil­va, ad­vo­ga­do da em­pre­sa e tam­bém de­la­tor, por­que es­ta­va à pro­cu­ra de al­guém pa­ra a área de an­ti­cor­rup­ção da em­pre­sa.

Os de­la­to­res ar­gu­men­tam que ape­nas con­sul­ta­ram Mil­ler em li­nhas ge­rais so­bre o pro­ces­so de de­la­ção e que acre­di­ta­vam que ele já ha­via saí­do da PGR.

O ex-pro­cu­ra­dor pe­diu o des­li­ga­men­to do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral no dia 23 de fe­ve­rei­ro, mas a saí­da foi ofi­ci­a­li­za­da em 5 de abril.

Pa­ra a PGR, há in­dí­ci­os de que Mil­ler te­nha co­me­ti­do o cri­me de ex­plo­ra­ção de pres­tí­gio, além da pos­si­bi­li­da­de de ter si­do co­op­ta­do pe­la or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa com­pos­ta pe­los exe­cu­ti­vos da JBS, “pas­san­do, em prin­cí­pio, a in­te­grá-la”.

Jo­es­ley e Saud ti­ve­ram pri­são de­cre­ta­da por Fa­chin. O pe­di­do de pri­são de Mil­ler foi ne­ga­do pe­lo mi­nis­tro.

O ex-pro­cu­ra­dor ne­ga as ir­re­gu­la­ri­da­des e diz que não usou o car­go pú­bli­co pa­ra fa­vo­re­cer a JBS.

DE BRA­SÍ­LIA

Com a de­fla­gra­ção de uma no­va cri­se po­lí­ti­ca, o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer pe­diu nes­ta quar­ta­fei­ra (13) à ba­se ali­a­da que de­fen­da o atu­al go­ver­no e que re­ba­ta as crí­ti­cas fei­tas a ele.

Em ca­fé da ma­nhã com par­la­men­ta­res go­ver­nis­tas, no Pa­lá­cio da Al­vo­ra­da, o pre­si­den­te pre­gou que não se po­de fi­car em si­lên­cio ou se aqui­e­tar di­an­te de acu­sa­ções con­tra sua ad­mi­nis­tra­ção.

“Eu pe­di­ria que vo­cês in­cen­ti­vem os nos­sos deputados e se­na­do­res pa­ra fa­zer um dis­cur­so de re­ba­te. Por­que, mui­tas ve­zes, eu ve­jo que a pes­soa ou­ve uma coi­sa ne­ga­ti­va e se aqui­e­ta, fi­ca em si­lên­cio. Não po­de se aqui­e­tar”, dis­se.

Em dis­cur­so, ele res­sal­tou que o país não po­de fi­car pa­ra­li­sa­do e que não é ho­ra de se en­vol­ver em ques­tões da al­ça­da de ou­tros Po­de­res, em re­fe­rên­cia às in­ves­ti­ga­ções con­tra o go­ver­no ana­li­sa­das pe­lo STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral).

Em me­nos de 24 ho­ras, o pre­si­den­te foi ci­ta­do em in­ves­ti­ga­ção da Po­lí­cia Fe­de­ral e se tor­nou al­vo de inqué­ri­to aber­to pe­lo STF. PRE­VI­DÊN­CIA No en­con­tro, o pre­si­den­te expôs re­cen­tes da­dos econô­mi­cos, con­si­de­ra­dos pe­los ali­a­dos o prin­ci­pal trun­fo de seu man­da­to. Ele pe­diu aos par­la­men­ta­res que, em re­pos­ta às crí­ti­cas, di­vul­guem as in­for­ma­ções.

Te­mer fez um ape­lo pa­ra a re­to­ma­da das dis­cus­sões das re­for­mas go­ver­nis­tas, co­mo a pre­vi­den­ciá­ria. Se­gun­do o mi­nis­tro Mau­rí­cio Quin­tel­la (Trans­por­tes), o go­ver­no mi­ra a reforma tri­bu­tá­ria, me­nos po­lê­mi­ca, co­mo pri­o­ri­da­de.

Pe­dro La­dei­ra/Fo­lha­press

O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer du­ran­te ca­fé da ma­nhã com ali­a­dos nes­ta quar­ta-fei­ra no Pa­lá­cio da Al­vo­ra­da em Bra­sí­lia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.