Vi­ce da Câ­ma­ra xin­ga mi­nis­tro da ar­ti­cu­la­ção po­lí­ti­ca de Te­mer

Pa­ra Fá­bio Ra­ma­lho, tu­ca­no Im­bas­sahy é um ‘bos­ta’ e um ‘mer­da’

Folha De S.Paulo - - Poder -

O mi­nis­tro An­to­nio Im­bas­sahy (Se­cre­ta­ria de Go­ver­no) pas­sou por um cons­tran­gi­men­to du­ran­te so­le­ni­da­de na ma­nhã des­ta quar­ta-fei­ra (13), na Câ­ma­ra dos Deputados. O vi­ce-pre­si­den­te da Ca­sa, Fá­bio Ra­ma­lho (PMDBMG), se re­cu­sou a cum­pri­men­tá-lo e o cha­mou de “bos­ta” e “mer­da” na fren­te de to­das as ou­tras au­to­ri­da­des.

Es­ta­vam pre­sen­tes, en­tre ou­tros, o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ).

O de­sen­ten­di­men­to co­me­çou qu­an­do os po­lí­ti­cos pre­sen­tes se pre­pa­ra­vam pa­ra a so­le­ni­da­de em que a Câ­ma­ra for­ma­li­zou com­pro­mis­so de re­pas­sar ao Te­sou­ro Na­ci­o­nal R$ 221 mi­lhões ar­re­ca­da­dos com a ven­da da ad­mi­nis­tra­ção da fo­lha de pa­ga­men­to da Ca­sa.

“Vo­cê é um bos­ta, um mer­da”, re­pe­tiu al­gu­mas ve­zes Ra­ma­lho após re­cu­sar o cum­pri­men­to do mi­nis­tro.

Após a so­le­ni­da­de, o de­pu­ta­do dis­se à Fo­lha que Im­bas­sahy “não res­pei­ta de­pu­ta­do”. “O Te­mer é que é o re­al ar­ti­cu­la­dor po­lí­ti­co do go­ver­no. Eu dis­se a ele [Im­bas­sahy] que ele não va­le na­da, não tem um vo­to na Câ­ma­ra. Ele cui­da mui­to do de­le e es­que­ce de­pu­ta­do. Só pen­sa ne­le, só faz coi­sas pra ele. Faz uma pes­qui­sa aí en­tre os deputados. Aí eu dis­se: ‘Vai se ca­tar’.”

Ra­ma­lho não es­pe­ci­fi­cou quais de­man­das exa­ta­men­te te­ri­am si­do frus­tra­das no seu con­ta­to com o mi­nis­tro.

Em fe­ve­rei­ro o de­pu­ta­do já ha­via ame­a­ça­do rom­per com Te­mer, afir­man­do que o pre­si­den­te pa­re­cia ter “ódio” de Mi­nas. O mo­ti­vo, na épo­ca, era a es­co­lha de Os­mar Ser­ra­glio (PMDB-PR) pa­ra o Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça e não de um pe­e­me­de­bis­ta de Mi­nas.

Pou­co de­pois, en­tre­tan­to, Ra­ma­lho te­ve plei­tos aten­di­dos no go­ver­no e vol­tou às bo­as com Te­mer.

Ele o acom­pa­nhou, in­clu­si­ve, na re­cen­te vi­a­gem do pre­si­den­te à Chi­na.

Na saí­da do even­to, Im­bas­sahy, que é de­pu­ta­do fe­de­ral li­cen­ci­a­do (do PSDB da Bahia), não quis co­men­tar o epi­só­dio.

O go­ver­no atri­bui a in­sa­tis­fa­ção de Ra­ma­lho a uma dis­pu­ta por car­gos no Mi­nis­té­rio das Ci­da­des. O de­pu­ta­do es­te­ve no Pa­lá­cio do Pla­nal­to es­ta se­ma­na pa­ra co­brar es­pa­ços na pas­ta, mas não con­se­guiu ser aten­di­do por Im­bas­sahy. Se­gun­do in­te­gran­tes do go­ver­no, ele se ir­ri­tou ao ten­tar abor­dar o mi­nis­tro en­quan­to ele dei­xa­va o ga­bi­ne­te, sem su­ces­so. (RANIER BRAGON E BRU­NO BOGHOSSIAN)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.