Ma­du­ro e opo­si­ção ini­ci­am ne­go­ci­a­ção por no­vo diá­lo­go

Folha De S.Paulo - - Mundo - DE SÃO PAU­LO

Re­pre­sen­tan­tes do go­ver­no ve­ne­zu­e­la­no e da opo­si­ção vi­a­ja­ram nes­ta quar­ta­fei­ra (13) pa­ra a Re­pú­bli­ca Do­mi­ni­ca­na pa­ra ini­ci­a­rem um pro­ces­so que po­de le­var a uma no­va ro­da­da de con­ver­sas en­tre os dois lados.

Am­bos os gru­pos acei­ta­ram o con­vi­te do pre­si­den­te do­mi­ni­ca­no, Da­ni­lo Me­di­na, pa­ra ten­ta­rem ne­go­ci­ar um acor­do que po­nha fim à cri­se que atin­ge a Ve­ne­zu­e­la.

O diá­lo­go em si, po­rém, ain­da de­ve de­mo­rar pa­ra co­me­çar. No mo­men­to, go­ver­no e opo­si­ção se en­con­tra­ram se­pa­ra­da­men­te com Me­di­na pa­ra es­ta­be­le­ce­rem as con­di­ções de ne­go­ci­a­ção.

“Con­ver­san­do as pes­so­as se en­ten­dem, é is­so que vi­e­mos di­zer, va­mos nos sen­tar e dis­cu­tir pa­ra che­gar a um acor­do”, afir­mou Jor­ge Ro­drí­guez, in­di­ca­do pe­lo di­ta­dor Ni­co­lás Ma­du­ro co­mo re­pre­sen­te do go­ver­no nas con­ver­sas. Se­gun­do ele, go­ver­no e opo­si­ção es­tão “mui­to per­to de re­sol­ve­rem al­guns pon­tos es­sen­ci­ais.”

A opo­si­ção, que es­tá re­pre­sen­ta­da por um gru­po de deputados e di­ri­gen­tes, avi­sou, po­rém, que a ida pa­ra a Re­pú­bli­ca Do­mi­ni­ca­na não sig­ni­fi­ca um iní­cio de diá­lo­go.

Pa­ra que as con­ver­sas de fa­to avan­cem, a co­a­li­zão opo­si­to­ra MUD (Me­sa de Uni­da­de De­mo­crá­ti­ca), apre­sen­tou na ter­ça (12) su­as exi­gên­ci­as.

En­tre elas es­tão a re­a­li­za­ção de elei­ções pre­si­den­ci­ais em 2018, a li­ber­ta­ção de opo­si­to­res pre­sos, o res­pei­to a au­to­no­mia do Par­la­men­to (que tem mai­o­ria opo­si­ci­o­nis­ta) e uma ação imediata pa­ra re­sol­ver a cri­se econô­mi­ca no país. Ma­du­ro não res­pon­deu se acei­ta as con­di­ções.

“Pa­ra um diá­lo­go, de­vem es­tar o Va­ti­ca­no, a ONU, os go­ver­nos de­mo­crá­ti­cos com pe­so mun­di­al, tu­do com uma agen­da cla­ra e com ga­ran­ti­as. Is­so é pos­sí­vel? Ma­du­ro tem a res­pos­ta”, dis­se nes­ta quar­ta (13) o lí­der opo­si­tor Hen­ri­que Ca­pri­les.

Ca­so o diá­lo­go ocor­ra, não será a pri­mei­ra vez que Ma­du­ro e opo­si­to­res acei­tam sen­tar à me­sa.

O Va­ti­ca­no me­di­ou um pro­ces­so de con­ver­sa en­tre cha­vis­mo e opo­si­ção no fi­nal de 2016. A opo­si­ção, po­rém, se re­ti­rou em ja­nei­ro des­te ano, qu­an­do acu­sou Ma­du­ro de des­cum­prir a pro­mes­sa de sol­tar os pre­sos po­lí­ti­cos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.