Fer­nan­do Pe­rei­ra, os ban­cos ten­tam im­pe­dir que o “ga­nha­dor le­ve o tro­féu”.

Folha De S.Paulo - - Mercado -

TEN­TA­TI­VA DE ACOR­DO En­quan­to a ques­tão não for jul­ga­da, ban­cos e re­pre­sen­tan­tes de pou­pa­do­res não de­vem vol­tar à me­sa das ne­go­ci­a­ções, sus­pen­sas jus­ta­men­te em ra­zão do pe­di­do dos ban­cos ao STJ.

Des­de o ano pas­sa­do, ban­cos e re­pre­sen­tan­tes de pou­pa­do­res bus­cam um acor­do pa­ra pôr fim à dis­pu­ta.

O as­sun­to, no en­tan­to, cor­re na Jus­ti­ça há cer­ca de 30 anos. Cor­ren­tis­tas dos mai­o­res ban­cos do país que ti­nham ca­der­ne­ta de pou­pan­ça nos anos 1980 e 1990 pe­dem na Jus­ti­ça o res­sar­ci­men­to pe­lo con­ge­la­men­to de su­as apli­ca­ções du­ran­te os pla­nos econô­mi­cos Bres­ser (1987), Ve­rão (1989), Col­lor 1 e 2 (1990) e Col­lor 2 (1991).

Se­gun­do as as­so­ci­a­ções de de­fe­sa dos pou­pa­do­res, na prá­ti­ca, o cri­té­rio de­fen­di­do pe­los ban­cos, de ne­ces­si­da­de de fi­li­a­ção pré­via à ação, re­duz pra­ti­ca­men­te a ze­ro o nú­me­ro dos que têm con­di­ções de exe­cu­tar as ações co­le­ti­vas e abre es­pa­ço pa­ra o pa­ga­men­to de va­lo­res ir­ri­só­ri­os por par­te dos ban­cos.

A ques­tão das per­das da pou­pan­ça tam­bém es­tá no STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral), que in­cen­ti­va que as par­tes che­guem a um acor­do pa­ra co­lo­car fim a nu­me­ro­sas ações na Jus­ti­ça.

A ne­go­ci­a­ção es­tá sen­do me­di­a­da pe­la AGU (Ad­vo­ca­cia-Ge­ral da União), com a aju­da do Ban­co Cen­tral.

Se­gun­do os re­pre­sen­tan­tes dos pou­pa­do­res, 1,2 mi­lhão de ca­der­ne­tas de pou­pan­ça são ob­je­to do acor­do em ações co­le­ti­vas e in­di­vi­du­ais.

Os re­pre­sen­tan­tes dos pou­pa­do­res acre­di­tam que podem ven­cer na dis­pu­ta de­fi­ni­ti­va no STF, uma vez que inú­me­ras ações in­di­vi­du­ais já fo­ram jul­ga­das a seu fa­vor no pas­sa­do.

Se che­ga­rem a um acor­do com a abran­gên­cia de­fi­ni­da ho­je, os ban­cos te­ri­am de pa­gar in­de­ni­za­ções en­tre R$ 11 bi­lhões e R$ 16 bi­lhões.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.