Violência afe­ta saú­de men­tal de mo­ra­do­res

Folha De S.Paulo - - Cotidiano -

DO RIO

Pes­qui­sa­do­res que es­tu­dam o im­pac­to da violência urbana na po­pu­la­ção di­zem ser con­sen­so na li­te­ra­tu­ra aca­dê­mi­ca o pre­juí­zo à saú­de men­tal di­an­te do avan­ço de ín­di­ces de cri­mi­na­li­da­de.

“Em lu­ga­res mais con­fla­gra­dos, co­mo nas fa­ve­las do Rio de Ja­nei­ro, es­ses efei­tos são com­pa­rá­veis aos vis­tos em si­tu­a­ções de guer­ra”, diz Jo­vi­a­na Quin­tes Avan­ci, pes­qui­sa­do­ra do De­par­ta­men­to de Es­tu­dos so­bre Violência e Saú­de da Ensp/Fi­o­cruz.

O trans­tor­no mais gra­ve que ad­vém da ex­po­si­ção à violência é de es­tres­se pós­trau­má­ti­co.

Pes­qui­sa acer­ca des­se trans­tor­no, re­a­li­za­da por UFRJ, Uni­fesp, Fi­o­cruz e UFF, mos­tra que 89% da po­pu­la­ção do Rio já foi ex­pos­ta a al­gum even­to trau­má­ti­co ao lon­go da vi­da.

Es­tu­do ain­da não pu­bli­ca­do fei­to pe­lo Ins­ti­tu­to de Psi­qui­a­tria da UFRJ (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Rio de Ja­nei­ro), com ba­se em da­dos de 2015, in­di­ca que pe­lo me­nos 20% da po­pu­la­ção flu­mi­nen­se so­fre des­se trans­tor­no. Ou­tros 31% apre­sen­tam par­te, mas não to­dos os sin­to­mas des­se trans­tor­no.

O es­tu­do in­di­ca ain­da que o trans­tor­no pas­sa qua­se sem­pre des­per­ce­bi­do. Em 98% dos ca­sos, por exem­plo, ele nem se­quer é iden­ti­fi­ca­do pe­los mé­di­cos em exa­mes clí­ni­cos con­ven­ci­o­nais.

“Ele é fre­quen­te­men­te co­mór­bi­do com ou­tros trans­tor­nos men­tais, co­mo de­pres­são, trans­tor­nos de an­si­e­da­de, abu­so de ál­co­ol e dro­gas, en­tre ou­tros, o que po­de mas­ca­rar os sin­to­mas de trans­tor­no de es­tres­se pós-trau­má­ti­co e ele não ser iden­ti­fi­ca­do ou con­fun­di­do com ou­tro trans­tor­no”, diz He­ri­ka Cris­ti­na da Sil­va, co­or­de­na­do­ra do es­tu­do.

“Fa­lar so­bre os even­tos trau­má­ti­cos é al­go mui­to di­fí­cil, pois cau­sa um in­ten­so so­fri­men­to às pes­so­as que pas­sa­ram por ele”, com­ple­ta a pes­qui­sa­do­ra. (LF)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.