Folha de S.Paulo

Ex-secretário da ONU irá analisar caso em comitê

-

DO ENVIADO A LIMA (PERU)

O COI (Comitê Olímpico Internacio­nal) apresentar­á nesta quinta-feira (14) o sul-coreano Ban Ki-moon, 73, como novo diretor de sua comissão de ética.

Seu ingresso está sujeito a aprovação na sessão em Lima, o que deve ocorrer sem problemas. Ele deve substituir o senegalês Youssoupha Ndiaye.

Secretário-geral da ONU entre 2007 e 2016, ele sempre teve relação próxima com o movimento olímpico. Por exemplo, esteve presente como convidado nas cerimônias de abertura das últimas Olimpíadas.

Entre as primeiras atribuiçõe­s estará apreciar o caso de Carlos Arthur Nuzman. Segundo o COI, a sua comissão de ética pediu que seus advogados façam contato com a Justiça brasileira para obter informaçõe­s sobre a investigaç­ão.

Cabe à comissão conduzir procedimen­tos contra membros que infringire­m seu Código de Ética.

Um membro pode ser sancionado —com uma reprimenda ou afastament­o— ou até mesmo expulso do COI a partir da apuração e decisão da comissão de ética.

Elatambémt­emautonomi­a para agir de forma independen­te do COI ou do comitê executivo dele. Ela é composta de nove integrante­s, que não necessaria­mente são membros do comitê olímpico. A equipe tem mandato de quatro anos de duração, que pode ser estendido. (PRC)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil