Cha­cri­nha não mor­reu

Folha De S.Paulo - - Opinião -

RIO DE JA­NEI­RO - Pa­ra­li­sa­do por um aci­den­te do­més­ti­co, pe­la pri­mei­ra vez acom­pa­nhei os en­sai­os dos ar­tis­tas que ho­je se apre­sen­ta­rão no Rock in Rio. Não pre­ci­sou que al­guém jo­gas­se ba­ca­lhau pa­ra a pla­teia de jo­vens, que es­tão cri­an­do uma no­va for­ma de ex­pres­sar amor e sen­ti­men­tos cor­re­la­tos. Algumas le­tras são ma­ra­vi­lho­sas, em­bo­ra mo­nó­to­nas pe­lo te­ma e pe­lo rit­mo re­pe­ti­do à exaus­tão. A al­ter­na­ti­va que me fi­cou foi acom­pa­nhar com má von­ta­de as mi­sé­ri­as da La­va Ja­to. Es­pe­ro que es­ta no­va ge­ra­ção faça um Bra­sil me­lhor.

Di­re­tor de uma re­vis­ta se­ma­nal, acom­pa­nhei o dra­ma de Cás­sia El­ler. Com­pro­me­ti­da com o rock, in­tér­pre­te de al­guns su­ces­sos, ela pa­re­cia dro­ga­da, pro­cu­rou uma clí­ni­ca em La­ran­jei­ras. Seu es­ta­do era de­plo­rá­vel. In­ter­na­da às pres­sas, te­ve um in­far­to e mor­reu. Um jor­na­lis­ta da épo­ca es­cre­veu: “não se sa­be ain­da se o rock le­va às dro­gas ou se as dro­gas le­vam ao rock”.

Nem uma coi­sa nem ou­tra. A ge­ra­ção mais no­va di­fi­cil­men­te tem aces­so a ou­tros ti­pos de mú­si­ca que con­se­guem unir co­ra­ções, men­tes e bun­das —algumas bo­as que nem o Cha­cri­nha, que, com su­as cha­cre­tes, con­se­guia em­pol­gar ve­lhos e mo­ços. Daí o ape­lo ao ba­ca­lhau: “Vo­cês que­rem ba­ca­lhau?” To­dos que­ri­am.

O ta­len­to e a obs­ti­na­ção de Ro­ber­to Me­di­na apro­vei­ta­ram do Cha­cri­nha uma co­le­ção de bun­das e co­xas que fi­ze­ram his­tó­ria sem ne­ces­si­da­de do ba­ca­lhau. Pes­so­al­men­te, não gos­to do ba­ca­lhau. Pre­fi­ro bun­das e co­xas, que, por mais que se­jam mo­nó­to­nas e re­pe­ti­ti­vas, com o rock têm a van­ta­gem de pa­re­ce­rem no­vas e ma­ra­vi­lho­sas. De­se­jo su­ces­so ao Rock in Rio 2017 e man­do meu afe­tu­o­so abra­ço ao Ro­ber­to Me­di­na. O pai de­le cri­ou um dos pro­gra­mas mais me­mo­rá­veis da TV bra­si­lei­ra: “Noi­tes de Ga­la”.

De­pois do “Ba­lan­ça mas não Cai”, foi a tri­lha so­no­ra de to­da uma ge­ra­ção. MAR­COS LIS­BOA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.