Após acor­do, ín­di­os dei­xam ocu­pa­ção no Ja­ra­guá

Folha De S.Paulo - - Poder -

Gru­po pro­tes­ta con­tra por­ta­ria de mi­nis­té­rio

O gru­po de in­dí­ge­nas que ocu­pa­va a se­de do pi­co do Ja­ra­guá des­de o dia 13 dei­xou o lo­cal na noi­te de sex­ta (15).

Os ín­di­os pro­tes­ta­vam con­tra de­ci­são do Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça, de agos­to, que re­vo­gou a de­mar­ca­ção de mais de 500 hec­ta­res de ter­ra pa­ra uma re­ser­va no pi­co. Se­gun­do eles, a por­ta­ria 638 “aten­de aos in­te­res­ses” do go­ver­no pau­lis­ta —a sa­ber, “ven­der nos­so ter­ri­tó­rio sa­gra­do pa­ra ex­plo­ra­ção da ini­ci­a­ti­va pri­va­da”, eles di­zem em no­ta.

A ma­ni­fes­ta­ção, que começou com cer­ca de 200 ín­di­os (na es­ti­ma­ti­va de­les) e ga­nhou cor­po, fe­chou os por­tões de aces­so à se­de e ame­a­çou cor­tar o si­nal de an­te­nas de rá­dio e TV do lo­cal.

“Con­se­gui­mos um im­por­tan­te re­cuo do go­ver­no do Es­ta­do, que re­gis­trou uma sé­rie de pro­mes­sas pa­ra os gua­ra­nis do Ja­ra­guá e as de­mais co­mu­ni­da­des in­dí­ge­nas”, in­for­mou o gru­po em co­mu­ni­ca­do após o fi­nal da ocu­pa­ção.

No tex­to, eles di­zem ter re­ce­bi­do a pro­mes­sa de que li­de­ran­ças do ato não se­rão cri­mi­na­li­za­das e que o par­que do Ja­ra­guá não se­rá pri­va­ti­za­do.

Em tex­to in­for­man­do a re­a­ber­tu­ra do lo­cal, a Se­cre­ta­ria do Meio Am­bi­en­te con­fir­mou a cri­a­ção de uma co­mis­são pa­ra dis­cu­tir o as­sun­to. O se­cre­tá­rio Mau­rí­cio Bru­sa­din ne­go­ci­ou com os ín­di­os ao la­do dos co­le­gas Má­gi­no Al­ves (Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca) e Márcio Eli­as Ro­sa (Jus­ti­ça).

Em no­ta, o go­ver­no se com­pro­me­teu a nor­ma­ti­zar a ges­tão com­par­ti­lha­da de par­ques es­ta­du­ais que te­nham áre­as so­bre­pos­tas a al­dei­as, ga­ran­tin­do às co­mu­ni­da­des participação nes­ses co­le­gi­a­dos.

Tam­bém pro­me­teu a re­a­li­za­ção de reu­niões nes­ta se­gun­da-fei­ra (18), nas se­cre­ta­ri­as do Meio Am­bi­en­te e da Jus­ti­ça, pa­ra tra­tar do te­ma.

À Fo­lha a as­ses­so­ria do gru­po dis­se que vai aguar­dar o diá­lo­go pa­ra de­ci­dir os pró­xi­mos pas­sos. “Não acre­di­ta­re­mos nas pro­mes­sas até que se­jam cum­pri­das”, in­for­ma o co­mu­ni­ca­do, que re­for­ça que o ob­je­ti­vo con­ti­nua a ser a re­vo­ga­ção da por­ta­ria do Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça. O mi­nis­té­rio não se po­si­ci­o­nou. A Fu­nai in­for­mou que man­tém con­ta­to com o go­ver­no de SP.

No dia 30 de agos­to, in­dí­ge­nas ha­vi­am ocu­pa­do a en­tra­da do es­cri­tó­rio da Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca em São Pau­lo pa­ra pro­tes­tar con­tra o can­ce­la­men­to da de­mar­ca­ção. No mes­mo dia, o mi­nis­tro da Jus­ti­ça, Tor­qua­to Jar­dim, dis­se a um gru­po de gua­ra­nis, em au­di­ên­cia em Bra­sí­lia, que tem so­fri­do “pres­sões imen­sas” de par­la­men­ta­res con­trá­ri­os aos in­dí­ge­nas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.