Sus­pei­to de ata­que em Lon­dres é de­ti­do

Ho­mem de 18 anos não te­ve iden­ti­da­de di­vul­ga­da; ex­plo­são em estação de me­trô dei­xou ao me­nos 30 fe­ri­dos

Folha De S.Paulo - - Mundo -

Se­gu­ran­ça foi re­for­ça­da em pon­tos es­tra­té­gi­cos do Rei­no Uni­do, e país man­tém ní­vel ‘crí­ti­co’ de ame­a­ça ter­ro­ris­ta

A po­lí­cia bri­tâ­ni­ca afir­mou nes­te sá­ba­do (16) que pren­deu um sus­pei­to de li­ga­ção com a ex­plo­são de Lon­dres que dei­xou ao me­nos 30 fe­ri­dos nes­ta sex­ta-fei­ra (15).

De acor­do com as au­to­ri­da­des, tra­ta-se de uma “pri­são sig­ni­fi­ca­ti­va” pa­ra as in­ves­ti­ga­ções. O sus­pei­to, de 18 anos, não te­ve a iden­ti­da­de di­vul­ga­da. Ele foi de­ti­do na re­gião por­tuá­ria de Do­ver.

A po­lí­cia não in­for­mou se o jo­vem é sus­pei­to de car­re­gar e ins­ta­lar a bom­ba no me­trô ou de exer­cer um pa­pel de apoio ao aten­ta­do.

Ape­sar da pri­são, um por­ta-voz da po­lí­cia dis­se à agên­cia de no­tí­ci­as As­so­ci­a­ted Press que o ní­vel de ame­a­ça ter­ro­ris­ta em Lon­dres con­ti­nua “crí­ti­co”.

Se­gun­do ele, o ser­vi­ço de se­gu­ran­ça bri­tâ­ni­co acre­di­ta que ou­tro ata­que se­ja “imi­nen­te”, su­ge­rin­do que ou­tros sus­pei­tos de en­vol­vi­men­to com a ex­plo­são no me­trô ain­da pos­sam es­tar à sol­ta.

Ho­ras de­pois da pri­são, no iní­cio da tar­de, a po­lí­cia fez uma ba­ti­da em uma ca­sa do bair­ro re­si­den­ci­al de Sun­bury-on-Tha­mes, a 20 km de Lon­dres. O lo­cal e os imó­veis dos ar­re­do­res fo­ram es­va­zi­a­dos e se es­ta­be­le­ceu um pe­rí­me­tro de iso­la­men­to no raio de cem me­tros. Ne­nhu­ma ou­tra pri­são foi fei­ta.

A ex­plo­são na estação Par­sons Gre­en foi o quin­to ato ter­ro­ris­ta em seis me­ses no Rei­no Uni­do. O Es­ta­do Is­lâ­mi­co rei­vin­di­cou a au­to­ria.

In­ves­ti­ga­do­res con­ti­nu­am ana­li­san­do ima­gens re­gis­tra­das por câ­me­ras de se­gu­ran­ça. O trem atin­gi­do pe­la ex­plo­são ti­nha ao me­nos uma câ­me­ra em ca­da va­gão, e as es­ta­ções de me­trô de Lon­dres tam­bém são mo­ni­to­ra­das.

Os res­tos do dis­po­si­ti­vo que ex­plo­diu es­tão em aná­li­se.

Nes­te sá­ba­do, três dos fe­ri­dos con­ti­nu­a­vam hos­pi­ta­li­za­dos, mas ne­nhum em es­ta­do gra­ve. A estação Par­sons Gre­en foi re­a­ber­ta.

“A po­pu­la­ção ve­rá mais po­li­ci­ais ar­ma­dos”, afir­mou a pri­mei­ra-mi­nis­tra bri­tâ­ni­ca, The­re­sa May. “Es­se é um passo pro­por­ci­o­nal e sen­sa­to que ga­ran­ti­rá se­gu­ran­ça en­quan­to as in­ves­ti­ga­ções avan­çam.”

Vic­to­ria Jo­nes/AP

Po­li­ci­ais vas­cu­lham ca­sa ao sul de Lon­dres, nes­te sá­ba­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.