Pro­ces­sos de Lu­la no DF tra­mi­tam em rit­mo len­to

Ex-pre­si­den­te só foi ou­vi­do em uma das qua­tro ações que cor­rem em Brasília

Folha De S.Paulo - - Poder - FE­LI­PE BÄCHTOLD

Lu­la é réu em se­te ações pe­nais, sen­do 4 em Brasília e 3 no Pa­ra­ná; sob Mo­ro já há ape­la­ção em cur­so na 2ª ins­tân­cia

En­quan­to na La­va Ja­to pa­ra­na­en­se o ex-pre­si­den­te Lu­la já es­tá com uma ape­la­ção em trâ­mi­te na segunda ins­tân­cia, na Jus­ti­ça Fe­de­ral de Brasília, on­de es­tá a mai­o­ria dos pro­ces­sos do pe­tis­ta, o rit­mo é mui­to mais len­to e não dá si­nais de des­fe­cho de seus ca­sos tão ce­do.

Nes­te mês, um dos pro­ces­sos em que o ex-pre­si­den­te é réu no DF com­ple­ta um ano de tra­mi­ta­ção, e ele ain­da não foi ou­vi­do. Em com­pa­ra­ção, em um dos três ca­sos do pe­tis­ta com Ser­gio Mo­ro, a res­pei­to da Ode­bre­cht, a Jus­ti­ça ou­viu mais de 60 de­poi­men­tos de tes­te­mu­nhas de de­fe­sa de maio a ju­lho —a au­di­ên­cia com o réu ocor­reu em se­tem­bro.

Es­sa ação no DF foi aber­ta no fim de 2016, mes­ma épo­ca em que co­me­çou um outro pro­ces­so con­tra Lu­la em Brasília, re­la­ti­vo à Ope­ra­ção Ze­lo­tes, no qual ain­da não foi di­vul­ga­da da­ta pa­ra a au­di­ên­cia com o pe­tis­ta.

O pro­ces­so pe­nal de Lu­la há mais tem­po em tra­mi­ta­ção, so­bre a su­pos­ta com­pra do si­lên­cio do ex-di­re­tor da Pe­tro­bras Nes­tor Cer­ve­ró, es­tá no Dis­tri­to Fe­de­ral e co­me­çou a tra­mi­tar em ju­lho de 2016.

Nes­se ca­so, já há um en­ten­di­men­to do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral pe­la ab­sol­vi­ção do ex-pre­si­den­te, mas não há pre­vi­são pa­ra sen­ten­ça. Ele pres­tou de­poi­men­to co­mo réu em mar­ço.

Lu­la é réu em se­te ações pe­nais, sen­do qua­tro em Brasília e três no Pa­ra­ná. Em se­tem­bro, ele foi de­nun­ci­a­do em ou­tros dois ca­sos pe­la Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca, mas a Jus­ti­ça ain­da não de­ci­diu se abre as ações. A de­fe­sa ne­ga to­das as acu­sa­ções.

O pro­ces­so que com­ple­tou um ano foi aber­to no DF em de­cor­rên­cia da Ope­ra­ção Ja­nus, que in­ves­ti­gou elos en­tre o pe­tis­ta e a Ode­bre­cht.

Lu­la é acu­sa­do de fa­vo­re­cer a em­prei­tei­ra com fi­nan­ci­a­men­tos do BNDES na Áfri­ca. A de­nún­cia apon­ta que ele foi be­ne­fi­ci­a­do por­que um so­bri­nho de sua pri­mei­ra mu­lher re­ce­beu di­nhei­ro da cons­tru­to­ra, que também pa­gou por pa­les­tras do pe­tis­ta no ex­te­ri­or.

O trâ­mi­te na Jus­ti­ça Fe­de­ral mos­tra es­cas­sa mo­vi­men­ta­ção re­le­van­te. As par­tes en­tre­ga­ram su­as res­pos­tas pré­vi­as à acu­sa­ção (pri­mei­ro pas­so da de­fe­sa no pro­ces­so), e o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral che­gou a pe­dir que a ação fos­se pa­ra­li­sa­da por 60 dias de­vi­do à ho­mo­lo­ga­ção da de- CA­SO CER­VE­RÓ Lu­la vi­ra réu pe­la pri­mei­ra vez no DF sob acu­sa­ção de com­prar o si­lên­cio do ex-di­re­tor da Pe­tro­bras Nes­tor Cer­ve­ró JA­NUS Lu­la vi­ra réu pe­la ter­cei­ra vez, sob acu­sa­ção de fa­vo­re­cer a Ode­bre­cht com fi­nan­ci­a­men­tos do BNDES em An­go­la OPE­RA­ÇÃO ZE­LO­TES É aber­ta ação pe­nal. Em­pre­sa de um fi­lho de Lu­la re­ce­beu R$ 2,5 mi­lhões de um es­cri­tó­rio que atu­ou na ne­go­ci­a­ção da com­pra de ca­ças su­e­cos pelo Bra­sil CA­SO CER­VE­RÓ Lu­la pres­ta de­poi­men­to co­mo réu ao juiz Ri­car­do Leite e ne­ga as acu­sa­ções CA­SO CER­VE­RÓ É de­ter­mi­na­da pelo juiz Ri­car­do Leite a sus­pen­são das atividades do Ins­ti­tu­to Lu­la, me­di­da cas­sa­da na 2ª ins­tân­cia OPE­RA­ÇÃO ZE­LO­TES O juiz Val­lis­ney Oliveira de­ci­de que Lu­la e o fi­lho têm di­rei­to a 32 tes­te­mu­nhas JA­NUS Val­lis­ney Oliveira re­jei­ta pe­di­do do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co pa­ra in­ter­rom­per a ação por 60 dias de­vi­do à ho­mo­lo­ga­ção da de­la­ção da Ode­bre­cht, fir­ma­da após a aber­tu­ra des­sa ação. A ideia dos pro­cu­ra­do­res era com­ple­men­tar a de­nún­cia CA­SO CER­VE­RÓ O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral en­ca­mi­nha ale­ga­ções fi­nais em que pe­de a ab­sol­vi­ção de Lu­la CA­SO ZE­LO­TES Juiz dá con­ti­nui­da­de a au­di­ên­ci­as de tes­te­mu­nhas do pro­ces­so, co­mo o ex-pre­si­den­te FHC CA­SO ZE­LO­TES 2 É acu­sa­do de fa­vo­re­cer as mon­ta­do­ras MMC (atu­al HPE) e Ca­oa na edi­ção de MP em 2009 em tro­ca de di­nhei­ro pa­ra o PT CA­SO CER­VE­RÓ Juiz de­ter­mi­na que os réus en­tre­guem su­as ale­ga­ções fi­nais la­ção da Ode­bre­cht, fir­ma­da após a aber­tu­ra des­sa ação. A ideia dos pro­cu­ra­do­res era com­ple­men­tar a de­nún­cia com novos ele­men­tos.

O juiz Val­lis­ney Oliveira, da 10ª Va­ra, po­rém, re­jei­tou o pe­di­do. Não há re­gis­tro de au­di­ên­ci­as com tes­te­mu­nhas.

No pro­ces­so no Dis­tri­to Fe­de­ral re­fe­ren­te à Ze­lo­tes, Lu­la foi acu­sa­do de trá­fi­co de in­fluên­cia, la­va­gem de di­nhei­ro e or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa.

A de­nún­cia afir­ma que um dos fi­lhos de­le, Luís Cláu­dio, re­ce­beu R$ 2,5 mi­lhões do es­cri­tó­rio Mar­con­des & Mau­to­ni, que au­xi­li­a­va a em­pre­sa su­e­ca Sa­ab, fa­bri­can­te de ca­ças ven­di­dos ao Bra­sil.

Nes­se pro­ces­so, a fa­se de au­di­ên­ci­as com tes­te­mu­nhas es­tá em an­da­men­to. Uma di­fi­cul­da­de é a de­sig­na­ção de tes­te­mu­nhas que mo­ram fo­ra do país, co­mo os ex-pre­si­den­tes fran­ce­ses Ni­co­las Sar­kozy e Fran­çois Hol­lan­de e o atu­al pri­mei­ro-mi­nis­tro su­e­co, Ste­fan Löf­ven. Uma fa­bri­can­te fran­ce­sa e ou­tra ame­ri­ca­na dis­pu­ta­vam a ven­da de ca­ças ao Bra­sil.

Há ain­da in­di­ca­dos que vi­vem no Rei­no Uni­do e Es­ta­dos Uni­dos, e do­cu­men­tos que pre­ci­sam ser tra­du­zi­dos.

Os ad­vo­ga­dos de Lu­la di­zem que os de­poi­men­tos de pes­so­as no ex­te­ri­or são uma ga­ran­tia da am­pla de­fe­sa e que um juiz que le­va em con­si­de­ra­ção ape­nas o tem­po de du­ra­ção do pro­ces­so “re­ve­la par­ci­a­li­da­de”. So­bre Sar­kozy e Hol­lan­de, afir­mam que pre­ten­dem ou­vi-los a res­pei­to da pos­tu­ra “re­pu­bli­ca­na” do pe­tis­ta na ne­go­ci­a­ção dos ca­ças.

No Pa­ra­ná, o sis­te­ma de pro­ces­so eletrônico, com di­gi­ta­li­za­ção de todos os do­cu­men­tos, cos­tu­ma ser ci­ta­do pe­los juí­zes co­mo um fa­tor que con­fe­re mais agi­li­da­de.

A 13ª Va­ra Fe­de­ral do Pa­ra­ná, de Ser­gio Mo­ro, também se vol­tou pa­ra os ca­sos da La­va Ja­to. Mo­ro só re­ce­be novos pro­ces­sos de fo­ra da ope­ra­ção se hou­ver co­ne­xão com ca­sos que ele tra­tou an­te­ri­or­men­te. Já fo­ram ex­pe­di­das 34 sen­ten­ças pelo juiz na La­va Ja­to des­de 2014.

A Fo­lha ques­ti­o­nou a 10ª Va­ra Fe­de­ral do DF, que não res­pon­deu. Também pro­cu­rou o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral no DF, que também não res­pon­deu. LU­LA NA TE­LE­VI­SÃO

O ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Silva, al­vo de se­te ações pe­nais. dis­cur­sa em se­mi­ná­rio so­bre edu­ca­ção em Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.