Po­lí­ti­cos são vai­a­dos em ce­rimô­nia

Folha De S.Paulo - - Poder -

DOS EN­VI­A­DOS A APA­RE­CI­DA (SP)

Po­lí­ti­cos pre­sen­tes na ce­le­bra­ção do Ju­bi­leu de 300 anos da pa­dro­ei­ra do Bra­sil, en­tre eles o go­ver­na­dor de São Paulo, Ge­ral­do Alck­min (PSDB), fo­ram vai­a­dos bre­ve­men­te ao se­rem anun­ci­a­dos, no iní­cio da ce­rimô­nia.

Alck­min, ca­tó­li­co, le­vou seus se­cre­tá­ri­os Ro­dri­go Gar­cia (Ha­bi­ta­ção) e Sa­mu­el Moreira (Casa Ci­vil). Sen­tou-se na pri­mei­ra fi­la du­ran­te a mis­sa so­le­ne, re­a­li­za­da na área ex­ter­na do san­tuá­rio.

Os mi­nis­tros da Se­cre­ta­ria de Go­ver­no, An­to­nio Im­bas­sahy (PSDB), que re­pre­sen­ta­va o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (PMDB), e Gilberto Kas­sab (PSD), de Ci­ên­cia, Tec­no­lo­gia e Co­mu­ni­ca­ções, também es­ta­vam pre­sen­tes.

“Não ou­vi vaia ne­nhu­ma”, res­pon­deu Alck­min, quan­do ques­ti­o­na­do so­bre a ma­ni­fes­ta­ção do pú­bli­co.

Na sequên­cia, ao fa­lar so­bre cor­rup­ção, ci­tou uma fra­se que atri­buiu ao po­e­ta par­na­si­a­no Ola­vo Bi­lac. “Há no in­te­ri­or de ca­da ho­mem e de ca­da mu­lher um demô­nio que ru­ge e um demô­nio que cho­ra”, dis­se o go­ver­na­dor. “O ser hu­ma­no é im­per­fei­to em qual­quer país. O que não po­de é ter im­pu­ni­da­de.”

A es­cas­sa pre­sen­ça de po­lí­ti­cos foi sen­ti­da. “Se eu fos­se pre­si­den­te do Bra­sil, eu vi­ria, não é?”, dis­se o rei­tor do San­tuá­rio Na­ci­o­nal, padre João Ba­tis­ta, a jor­na­lis­tas, so­bre a au­sên­cia de Te­mer, que en­fren­ta bai­xa po­pu­la­ri­da­de. FIÉIS Se fal­ta­ram po­lí­ti­cos, fiéis lo­ta­ram a fes­ta. Ha­via fi­las por todos os lu­ga­res. Era pre­ci­so es­pe­rar pa­ra com­prar ve­las, pa­ra acen­dê-las. Pa­ra ver a ima­gem de Apa­re­ci­da de per­to, pe­la ma­nhã, le­va­va-se no mí­ni­mo três ho­ras.

Sob o sol de 30°C, bom­bei­ros cir­cu­la­ram com ca­dei­ras de ro­das pe­la mul­ti­dão, aten­den­do a quem pas­sa­va mal. (GABRIELA SÁ PES­SOA E EDU­AR­DO KNAPP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.