Ita­li­a­nos fa­zem pres­são por ex­tra­di­ção

Folha De S.Paulo - - Poder - GIULIANA MIRANDA

Por que a Itá­lia não de­sis­te de bus­cá-lo?

De­pois que a Itá­lia in­ves­te tan­ta ener­gia, usan­do a po­lí­ti­ca, a mí­dia, a eco­no­mia, o Ju­di­ciá­rio, não dá pa­ra vol­tar atrás. Cri­a­ram es­se slo­gan de ter­ro­ris­ta, as­sas­si­no, de que eu sou a ruí­na da Itá­lia. Eu não ma­tei nin­guém. O sr. re­quer que se­ja ou­vi­do

FO­LHA,

A de­ci­são do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer de re­vo­gar a per­mis­são pa­ra que o ita­li­a­no Ce­sa­re Bat­tis­ti per­ma­ne­ça no Bra­sil re­per­cu­te na Itá­lia —on­de, nos úl­ti­mos dias, cir­cu­la uma pe­ti­ção on-line, com mais de 15 mil as­si­na­tu­ras, pa­ra ser en­tre­gue a Te­mer co­mo for­ma de pres­si­o­nar pelo re­tor­no do ita­li­a­no.

O as­sun­to apa­re­ce com des­ta­que na im­pren­sa ita­li­a­na e é am­pla­men­te co­men­ta­do nas re­des so­ci­ais. Mui­tos po­lí­ti­cos, ju­ris­tas e in­te­lec­tu­ais também têm vin­do a pú­bli­co de­fen­der o en­vio de Bat­tis­ti à Itá­lia, on­de foi con­de­na­do à pri­são per­pé­tua por par­ti­ci­pa­ção em qua­tro as­sas­si­na­tos.

No fim de se­ma­na, o ex­pre­si­den­te da Câ­ma­ra e ex­juiz an­ti­ter­ro­ris­mo Lu­ci­a­no Vi­o­lan­te con­ce­deu uma du­ra en­tre­vis­ta em que pe­de ao Bra­sil a ex­tra­di­ção.

“Ce­sa­re Bat­tis­ti foi, e per­ma­ne­ce sen­do, um as­sas­si­no”, afir­mou ao jornal “Cor­ri­e­re del­la Se­ra”.

Em no­ta, a de­fe­sa de Bat­tis­ti diz en­ten­der que “não é mais possível, pelo de­cur­so do pra­zo e por não se ve­ri­fi­car qual­quer ví­cio na de­ci­são”, re­ver a de­li­be­ra­ção do ex-pre­si­den­te Lu­la, em 2010, de li­be­rar a per­ma­nên­cia de Bat­tis­ti no Bra­sil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.