Fá­bri­ca da Volks no RJ pro­du­zi­rá ca­mi­nhão com tec­no­lo­gia lim­pa

Folha De S.Paulo - - Mercado - DE SÃO PAULO

A Volkswa­gen Ca­mi­nhões e Ôni­bus, em­pre­sa do gru­po MAN La­tin Ame­ri­ca, anun­ci­ou nes­ta quar­ta (11) que vai pro­du­zir ca­mi­nhões elé­tri­cos em sua fá­bri­ca na ci­da­de de Re­sen­de, no Rio de Janeiro.

O e-De­li­very, mo­de­lo de pe­que­no por­te pa­ra en­tre­gas ur­ba­nas, foi apre­sen­ta­do na Ale­ma­nha. A ex­pec­ta­ti­va é que os tes­tes no Bra­sil co­me­cem em 2018, ini­ci­al­men­te em ser­vi­ços de dis­tri­bui­ção.

A pro­du­ção em li­nha de mon­ta­gem fi­ca­rá pa­ra 2020.

O ca­mi­nhão —ver­são “eco” do veí­cu­lo ur­ba­no de car­ga De­li­very— po­de­rá trans­por­tar até 11 to­ne­la­das, de­pen­den­do do mo­de­lo, e te­rá au­to­no­mia pa­ra ro­dar até 200 quilô­me­tros.

“Tra­ta-se de uma pla­ta­for­ma to­tal­men­te no­va, de­sen­vol­vi­da no Bra­sil, na bus­ca de al­ter­na­ti­vas de mobilidade nas ci­da­des”, afir­mou o pre­si­den­te da MAN La­tin Ame­ri­ca, Ro­ber­to Cor­tes.

A pro­du­ção é parte do pla­no da di­vi­são de ca­mi­nhões da Volks no Bra­sil de in­ves­tir R$ 1,5 bi­lhão em pro­du­tos e mo­der­ni­za­ção até 2021.

A par­ti­ci­pa­ção de ca­mi­nhões elé­tri­cos no mer­ca­do de en­tre­gas lo­cais de­ve ul­tra­pas­sar 5% até 2025, es­ti­mou An­dre­as Rens­ch­ler, pre­si­den­te mun­di­al do bra­ço de ca­mi­nhões da Volkswa­gen.

O anún­cio da VW ocor­re em um mo­men­to em que mon­ta­do­ras e go­ver­nos unem es­for­ços pa­ra im­pul­si­o­nar a pro­du­ção de elé­tri­cos.

Em se­tem­bro, a Daim­ler en­tre­gou seu pri­mei­ro ca­mi­nhão elé­tri­co à Uni­ted Par­cel Ser­vi­ce, em­pre­sa de en­tre­gas e lo­gís­ti­ca ame­ri­ca­na.

A Vol­vo já anun­ci­ou que todos os seus mo­de­los te­rão mo­to­res elé­tri­cos a partir de 2019, e o go­ver­no do Rei­no Uni­do afir­mou que vai proi­bir as ven­das de car­ros mo­vi­dos a ga­so­li­na e a di­e­sel a partir de 2040.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.