Folha de S.Paulo

Maia defende votação sobre teto salarial

Presidente da Câmara falou sobre o tema em meio à polêmica da ministra que pediu para ultrapassa­r limite legal

- GIULIANA MIRANDA

Projeto de lei deve ser votado neste mês, diz Maia; deputado afirma que Henrique Meirelles seria ‘bom presidente’ FOLHA,

Em viagem a Portugal, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), reforçou a necessidad­e de os deputados votarem com rapidez o projeto de lei do teto salarial.

A declaração foi feita em resposta à polêmica com a ministra Luislinda Valois (Direitos Humanos), que havia pedido ao governo autorizaçã­o para acumular o salário da pasta com os vencimento­s de desembarga­dora aposentada, totalizand­o R$ 61,4 mil —e ultrapassa­ndo assim o teto constituci­onal de R$ 33,7 mil.

“Eles vão votar o projeto durante o mês de novembro, se Deus quiser. Vai ficar claro o que está dentro da lei e o que não está. Acho que a lei é importante”, disse.

Em Lisboa para participar do 4º Seminário Internacio­nal de Direito do Trabalho, que tem como um dos organizado­res o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, Maia também comentou uma possível candidatur­a do ministro Henrique Meirelles (Fazenda) à Presidênci­a.

“O ministro Meirelles é um grande quadro. Sendo vencedor das eleições, tenho certeza que em quatro anos ele vai entregar o Brasil melhor do que recebeu. Se for o candidato vencedor, ele será um bom presidente. Não tenho dúvida alguma”, afirmou.

O deputado ressaltou, porém, que o cenário eleitoral para o Planalto em 2018 ainda é bastante incerto.

“O ministro tem de decidir junto com o partido dele e ver que tipo de aliança ele vai poder construir. Porque eleição presidenci­al no Brasil é complexo. Primeiro a gente tem de saber se ele vai ser [candidato] e em qual momento ele vai decidir isso”, ponderou Maia, lembrando que o próprio Meirelles ainda não deixou claro se concorrerá.

Maia aproveitou para falar de seus planos para 2018.

“Sou candidato a deputado federal. Acho que eu ajudo bastante na Câmara e posso continuar ajudando”, disse, negando que tenha a intenção de concorrer ao governo do Estado do Rio.

Portugal é a última parada da viagem da delegação parlamenta­r comandada por Maia, que passou também por Israel e Itália.

O grupo, composto por Baleia Rossi (PMDB-SP), Marcos Montes (PSD-MG), José Rocha (PR-BA), Alexandre Baldy (PODE-GO), Benito Gama (PTB-BA), Cleber Verde (PRBMA), Heráclito Fortes (PSBPI), Orlando Silva (PCdoB-SP) e Rubens Bueno (PPS-PR), tem agenda livre na capital portuguesa neste sábado.

Também no seminário, Gilmar Mendes falou sobre o auxílio-moradia do Judiciário.

Nesta semana, uma liminar do ministro Marco Aurélio Mello garantiu o pagamento do benefício a magistrado­s do Rio Grande do Norte.

Mendes enfatizou a necessidad­e de o plenário do Supremo decidir de maneira mais clara sobre o tema.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil