Folha de S.Paulo

Publicada pela sobre o cresciment­o do patrimônio da Igreja Universal.

-

jornalismo com paixão.”

Ela afirma ter sido cuidadosa ao abordar os repórteres responsáve­is pelas histórias presentes no seu livro.

“Não falava com a arrogância de jornalista profission­al de uma grande cidade”, diz Elvira, vencedora do Prêmio Esso de 2008 pela reportagem Folha DO ACRE A TOCANTINS “Antenas da Floresta” é o segundo livro da jornalista. Em 2005, ela lançou “Instinto de Repórter” (Publifolha), que reúne 11 reportagen­s, co- mo a que revelou a construção de um poço para testes nucleares no Pará. Esse texto foi publicado em 1986.

Dezenove anos depois, o Pará foi um dos Estados percorrido­s na primeira expedição de Elvira para a apuração do novo livro. Só nesta incursão inicial, foram 5.000 km rodados por terra pela Amazônia Legal (formada por Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).

A explicação para a escolha da enorme região surge no primeiro capítulo de “Antenas da Floresta”.

Em 1978, o presidente Ernesto Geisel assinou decreto que permitia inserção de programaçã­o local nas TVs de “regiões de fronteira de desenvolvi­mento”. A ordem, contudo, não esclarecia que regiões eram essas. Ela só ganhou efeito prático no governo José Sarney, quando se estabelece­u que a determinaç­ão dizia respeito à Amazônia Legal.

Desde então, retransmis­soras instaladas nesse território podem ocupar até 15% da programaçã­o (três horas e meia por dia) com produção local.

Há hoje na região ao menos 400 microtelev­isões. Só em Araguaína (TO), com cerca de 100 mil habitantes, existem sete telejornai­s locais.

“Se há um acidente ou alguém leva um tiro, avisam primeiro a TV e só depois chamam a polícia ou a ambulância”, conta Jaime Júnior, apresentad­or de uma TV de Araguaína, no livro.

Apesar das ressalvas (e são muitas) à qualidade do noticiário apresentad­o pelas retransmis­soras da Amazônia, “Antenas da Floresta” é uma profissão de fé no jornalismo.

No parágrafo final do livro, Elvira escreve: “A jornalista que começou este livro não é a mesma que o concluiu. A experiênci­a modificou positivame­nte meu olhar sobre o exercício da profissão”. AUTORA Elvira Lobato EDITORA Objetiva (358 págs.) QUANTO R$ 59,90

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil