Folha de S.Paulo

PC do B lança pré-candidatur­a, e petistas criticam

-

DE CURITIBA

O PC do B anunciou neste domingo (5) a pré-candidatur­a da deputada estadual gaúcha Manuela D’Ávila, 36, à Presidênci­a.

Esta seria a primeira vez em que o partido disputaria o cargo sem se aliar ao PT — desde 1989, quando Lula concorreu pela primeira vez, os petistas sempre receberam o apoio da sigla.

Manuela é deputada estadual no Rio Grande do Sul desde 2015. Antes disso, cumpriu dois mandatos consecutiv­os como deputada federal e foi líder do partido na Câmara. Também disputou a Prefeitura de Porto Alegre em 2008 e em 2012.

Em nota, o PC do B afirma que a pré-candidatur­a tem como linhas a retomada do cresciment­o econômico, a “ampliação dos direitos do povo” e a reforma do Estado, “de forma a torná-lo mais democrátic­o e capaz de induzir o desenvolvi­mento com distribuiç­ão de renda”.

O líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), disse que a decisão é um “erro grave em um momento em que Lula é duramente atacado”. O tesoureiro petista, Emídio Souza, falou que o anúncio pode ser entendido como uma ruptura e “pode dar a impressão de fratura na esquerda brasileira”.

Nas redes sociais, Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, elogiou a decisão de Manuela. “Ali na frente nos encontrare­mos, Manu!”. A deputada ainda não se manifestou.

O PDT, outro antigo aliado do PT, também pretende ter candidato próprio em 2018, com Ciro Gomes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil